Modelo, autora e ícone da cultura pop, Chrissy Teigen anunciou hoje que estabeleceu uma parceria com a Allegheny Health Network e o seu programa de saúde para a mulher, AHN Women, para lançar uma iniciativa de causa social, #MyWishForMoms, que visa criar um diálogo aberto entre as mulheres sobre a depressão e ansiedade pós-parto.

No ano passado, mais de 500.000 - ou uma em sete - novas mães desenvolveram depressão pós-parto, mas apenas 15% delas receberam tratamento, de acordo com a Associação Americana de Psicologia. A depressão pós-parto é caracterizada por sentimentos extremos de tristeza, ansiedade e exaustão que podem ameaçar o bem-estar de mães, bebés e suas famílias.

"Quando fui abordada para ajudar e ser a voz das mulheres que vivem com depressão e ansiedade pós-parto, pensei: 'isto é perfeito!'. Estou grata por poder usar esta plataforma para reduzir o estigma que muitas mulheres sentem quando falam sobre estas condições muito reais e tratáveis ", disse Teigen. “A depressão pós-parto pode acontecer a qualquer pessoa. Aqui estava eu, com a minha pequena Luna perfeita e um marido solidário, mas eu estava realmente a lutar”.

Chrissy Teigen lidera iniciativa social para aumentar a consciencialização sobre a saúde mental materna
créditos: Allegheny Health Network

Ao longo do mês da Saúde Mental Materna, que decorre em maio, a celebridade irá pedir às mães que partilhem consigo (@chrissyteigen) o que gostariam de saber sobre depressão e ansiedade pós-parto usando a hashtag #MyWishForMoms. Além disso, a AHN Women educará as famílias sobre os sinais de alerta de depressão e ansiedade pós-parto, bem como as opções de tratamento disponíveis, através de MyWishForMoms.org.

“O meu desejo para as mães é que elas saibam que não estão sozinhas, e que são apoiadas por mais de 500 mil mulheres que partilham as suas experiências a cada ano", disse Teigen. "Imagine se pudermos ter tantas pessoas a falar sobre depressão e ansiedade pós-parto quanto aquelas que estão a passar por isso, e que elas saibam que a ajuda está disponível."

Chrissy Teigen visitou recentemente o Centro de Saúde Mental Perinatal Alexis Joy D'Achille da AHN em Pittsburgh para se reunir com mulheres que receberam tratamento para depressão pós-parto e/ou ansiedade. Juntando-se aos pacientes no sofá verde da AHN Women, filmou uma série de vídeos destacando a história de cada mulher e demonstrando como o programa da AHN está a mudar a forma como a depressão e a ansiedade pós-parto são tratadas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.