O casamento do príncipe Carlos com Diana acabou ainda antes sequer de começar. E este é um facto de conhecimento público, pois a relação com Camilla sempre assombrou o casal.

‘The Duchess: The Untold Story’ é um livro diferente de todos os que já foram publicados, pois é escrito tendo por base o ponto de vista de Camilla.

A autora, Penny Junor, usa as palavras de um amigo do príncipe que garante que Carlos foi o “arquiteto do desastre” em que se transformou o casamento com Diana e isto porque, sublinha, o herdeiro da coroa britânica cometeu um conjunto de erros facilmente evitáveis.

De acordo com o excerto do livro transcrito esta segunda-feira pelo jornal Daily Mail, Diana ressentiu-se do facto de o marido passar horas a pintar aguarelas durante a lua-de-mel, o que levou a princesa a rasgar todos os quadros e a destruir o material de pintura do marido.

Mas este foi apenas um erro. Outros sucederam-se como Carlos ter uma fotografia de Camilla na sua agenda, fotografia essa que Diana viu quando os dois consultavam as respetivas agendas com vista a programar os deveres reais.

Como se isto não fosse já suficiente para a jovem e apaixonada Diana, a princesa apercebeu-se de que o marido usava botões de punho de ouro com dois ‘C’.

“É difícil de acreditar que alguém tão inteligente como o príncipe de Gales poderia ser tão estúpido, tão completamente incapaz de imaginar o que a recém-mulher poderia concluir sobre ele ter uma fotografia da antiga namorada na agenda”, escreve a autora.

Recorde-se que Diana, ainda durante o noivado, começou a desenvolver bulimia, doença que a acompanhou e que se intensificou nos primeiros tempos de casada.

“Ele não fazia a mínima ideia de como tratar a mulher, deixando-a sozinha quando ela se ‘agredia’ [ao provocar os vómitos] várias vezes ao dia”, acrescenta Penny Junor.

Um amigo do príncipe vai mesmo mais longe ao dizer que Carlos “cometeu um grande erro”. “Ele foi o arquiteto do desastre...”.

As cassetes de áudio gravadas pela própria princesa Diana, e posteriormente enviadas a um jornalista, revelam que a mãe de William e Harry tentou cortar os pulsos semanas após o casamento, tal era a infelicidade em que vivia nos primeiros tempos de casada. As mesmas cassetes revelaram também que, numa ocasião, Diana ouviu Carlos dizer a Camilla, pelo telefone, que a iria amar para sempre.

Recorde-se que Diana morreu a 31 de agosto de 1997. Oito anos depois, Carlos casou com aquele que foi sempre o seu grande amor, Camilla Parker Bowles, duquesa da Cornualha.