"Estamos em casa, num sítio muito especial. Estamos a modernizar a Baixa Pombalina". Após cinco edições em Cascais, a ModaLisboa está de volta à capital. António Costa, presidente da Câmara Municipal, agradece.
Durante quatro dias, 20 criadores e três marcas, uma delas angolana, apresentam tendências para o próximo Outono/Inverno, no Páteo da Galé (Terreiro do Paço) e no Museu do Design e da Moda (MUDE). A grande ausência será José António Tenente que, este ano, está fora do cartaz devido aos "múltiplos projectos" em que está envolvido.
Alexandra Moura, Ricardo Preto e a dupla Alves/Gonçalves inauguraram, ontem à noite, o certame e, na "passerelle, conquistaram toda uma plateia recheada de figuras públicas. Corpos esbeltos desfilavam as propostas dos estilistas lusos que, mais uma vez, provaram ter qualidade, elegância e muito "glamour" nas suas criações.
E se todos os caminhos vão dar à ModaLisboa, Sílvia Rizzo não podia faltar. "Vim de propósito para o desfile dos manéis porque são muito especiais. Não visto particularmente as suas criações, mas eles, de facto, têm muito bom gosto", disse, a SapoFama, a actriz que muito admira os criadores nacionais.
"Roubar" o certame a António Capucho, autarca de Cascais, deve-se a um "acordo de cavalheiros" entre o presidente da C.M. Cascais e António Costa, o autarca que tem Lisboa no coração e cuida do visual. Se Lisboa está na moda, então, o edil da capital também deve seguir as tendências.
"A moda é uma das indústrias fundamentais neste século XXI para os países como Portugal", começa por dizer António Costa, seguindo o politicamente correcto. Mas, afinal, quem lhe escolhe as gravatas?
"Isso escolho eu. O mau gosto é só meu!", responde António Costa, entre gargalhadas. "Não me preocupo muito com o visual. Mas quando necessito, vou às compras e não faço nenhum sacrifício por isso. Em dias de neura, faz-me bem comprar uma gravata. Anima-me. É como fazem as mulheres", revela o presidente da maior câmara do País, que fez questão de estar presente em todos os desfiles desta quinta-feira, dia 11.
Alexandra Moura segue a ideia de que o "corpo é a alma da peça", Ricardo Preto apresenta "Galaxian Souk Bazar", e a dupla Manuel Aves e José Manuel Gonçalves "criam silhuetas que obedecem às linhas do corpo feminino, moldando-o com simplicidade, ora criando formais mais livres e espontâneas, ora mais arquitectónicas".
Veja os melhores momentos da abertura da 34ª ModaLisboa!
(Texto: Joana Côrte-Real)
(Fotos: Joaquim Gromicho/SapoFama)
Comentários