
O actor espanhol Antonio Banderas, de 49 anos, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade pela Organização das Nações Unidas (ONU). Junta-se à estrela do ténis Maria Sharapova e ao "galáctico" ex-futebolista Zidane na luta contra a pobreza.
O ícone de Hollywood "é o defensor ideal do nosso trabalho pelos compromissos que tem assumido com as causas dos menos favorecidos", disse Helen Clark, do Programa da ONU para o Desenvolvimento.
Sem recorrer a um guião, Banderas defende a causa com convicção: "A pobreza rouba o nosso potencial como pessoa, impedindo-nos de alcançar tudo o que podemos ser. É, por isso, importante mobilizar todos os nossos esforços para derrotá-la".
Contrariando a máxima popular de que "santos da casa não fazem milagres", o novo embaixador espera angariar junto do governo e outras instituições de Espanha contribuições no valor de 700 mil dólares.
Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, o processo para alcançar as 8 metas do Programa de Combate à Pobreza "Millennium Development Goals" (MDG) "tem sido irregular e será necessário intensificar esforços para cumpri-las em muitas nações".
Antonio Banderas contará, também, com o apoio da mulher, a actriz Melanie Griffith, para a defesa desta bandeira que visa reduzir - até 2015 - para metade a pobreza mundial, através do combate à fome, às doenças, ao analfabetismo, à poluição e à discriminação das mulheres, com especial incidência em África e na América Latina.
Comentários