1. Foi descoberta no Mónaco pela famosa escritora francesa Collete, célebre pelo livro Gigi, que a convidou a dar vida à personagem na adaptação que estava a preparar para a Broadway.

2. Apesar de nunca ter assinado nenhum contrato com a joalharia, a atriz é, até aos dias de hoje, a imagem de marca da Tiffany & Co. "Apesar de a Tiffany, nos moldes atuais, não ser uma marca que recorra a celebridades para se promover, a única celebridade intocável, que perdurou na cultura pop, que será sempre associada à marca, é a Audrey Hepburn”, explicou Kate Reardon, editora da revista Tatler, no documentário Crazy About Tiffany's (2016).

3. O seu estilo pessoal ficou marcado pelos acessórios, como era o caso dos lenços e dos óculos de sol. A atriz era uma grande fã da marca Oliver Goldsmith que chegou a criar propositadamente diversos modelos de óculos para algumas das suas personagens.

4. De acordo com a revista Vogue, a atriz teve, ao longo da sua vida, diversos animais de estimação. Entre eles destaca-se um veado, chamado Pippin, que adotou durante as filmagens de Green Mansions (1959).

5. O seu sonho de infância era ser bailarina, tendo praticado ballet clássico durante vários anos.

6. A atriz desenvolveu uma grande amizade com Hubert de Givenchy responsável por criar alguns dos seus looks mais icónicos dentro e fora do grande ecrã. De acordo com o site The Cut, para além do famoso vestido preto em cetim usado no filme Breakfast at Tiffany's, o estilista desenhou ainda um modelo cor-de-rosa para o seu casamento com Andrea Dotti.

7. O seu prato preferido era spaghetti al pomodoro (em português, esparguete com molho de tomate).

8. De acordo com o filho, Sean Hepburn Ferrer, nunca achou que era uma mulher bonita. “Achava que tinha um nariz grande, pés grandes, era muito magra e com pouco peito. Olhava para o espelho e dizia ‘Não entendo porque é que as pessoas me consideram bonita’”, revelou Sean, em 2015, ao site Yahoo.

9. Em 1957 Hubert de Givenchy lançou L’Interdit: um perfume de tributo à atriz e amiga que, durante anos, foi uma das suas musas inspiradoras. No ano passado, a marca de luxo francesa voltou a relançar a fragrância mas com uma nova fórmula.

10. Para além da carreira cinematográfica, destacou-se pelo trabalho humanitário desenvolvido ao longo da sua vida, tendo realizado diversos projetos e missões além-fronteiras. "Posso testemunhar aquilo que a UNICEF significa para as crianças, porque estive entre aqueles que receberam comida e tratamento médico após a Segunda Guerra Mundial,” disse a atriz durante um discurso proferido após ser nomeada Embaixadora da Boa Vontade da instituição, em 1989.

11. A sua cor preferida era o azul ciano, um tom de azul claro esverdeado.

12. De acordo com a BBC, a atriz, que se viria a tornar numa referência de estilo e elegância, afirmou em entrevista, à famosa apresentadora Barbara Walters, que o seu look estava ao alcance de qualquer mulher, bastando “pôr o cabelo para fora, comprar uns óculos grandes e um vestido sem mangas.”

13. Em 2014, e com recurso às novas tecnologias e com autorização da família, Audrey Hepburn ganhou vida ao ser a protagonista de um anúncio da marca de chocolates Galaxy.

14. A atriz foi casada duas vezes e teve dois rapazes. O seu primeiro enlace aconteceu, em 1954, com o ator Mel Ferrer. O casal teve um filho, Sean Ferrer. Em 1969, voltou a subir ao altar com o psiquiatra Andrea Dotti, com quem viria a ter outro menino, Lucca. Apesar de não ter voltado a casar, a atriz viveu, até ao seu falecimento, com o empresário holandês Robert Wolders.

15. Apesar de ser uma estrela de cinema, Audrey Hepburn era uma mulher simples que adorava a vida no campo. “Ela cresceu entre Inglaterra, Holanda e Bélgica com um grande amor pelo campo – em termos de mobília e estilo. Foi por isso que no fim da sua vida escolheu viver no meio dos campos na Suíça”, afirmou o filho, Luca Dotti, em entrevista à revista Vanity Fair, em 2013.