“Hoje vi que fui alvo de uma meme na internet. Não é a primeira vez que isso acontece. Mas esta sobressai de todas as outras.” É com estas palavras que Wentworth Miller começa um longo post que publicou na sua página oficial do Facebook.

O texto vem acompanhado de uma meme onde é possível ver uma montagem: no lado esquerdo observamos o ator com um corpo musculado e em forma, enquanto no lado direito o ator com excesso de peso. Em seguida pode ler-se a seguinte frase: “Quando saímos da prisão e descobrimos o McDonalds…”

Magoado com a piada, o ator decidiu recuar no tempo e falar abertamente sobre a época da sua vida em que estava com excesso de peso e sobre os problemas pessoais desconhecidos do público.

“Em 2010, mais ou menos retirado do cinema, eu tentava manter um low-profile por diversas razões. Em primeiro lugar, tinha tendências suicidas. […] Nessa altura, tal como muitas pessoas, sofri em silêncio. […] Envergonhado e em sofrimento, sentia que não tinha valor. E as vozes na minha cabeça tentavam levar-me para o caminho da auto-destruição.”, escreve o ator num post emotivo onde revela que desde criança que sofre de depressão.

“Em 2010, na pior altura da minha vida adulta, procurava alívio/conforto/distração em toda a parte. E voltei-me para a comida. Podia ter sido outra coisa qualquer. Drogas. Álcool. Sexo. Mas o ato de comer tornou-se a única coisa pela qual ansiava todos os dias. […] Havia altura em que o ponto alto da minha semana era uma refeição e um novo episódio do programa “Top Chef”. […] E engordei. Grande coisa.”

Fotografado pelos papparazzi, o ator revela que, tendo em conta o período difícil que estava a atravessar, na altura era a pior coisa que lhe podia acontecer. “Mas eu sobrevivi. Assim como essas fotografias. E ainda bem. Agora, quando me revejo naquela t-shirt vermelha, com um sorriso na cara, lembro-me daquilo que sofri. A minha perseverança e resistência na cara de todos os demónios. […] Mas a primeira vez que vi esta meme no feed das minhas redes sociais, tenho de admitir, que me custou respirar. Mas como tudo na minha vida, dei-lhe um significado. Esta imagem representa força. Cura. Perdão”, remata.

Wentworth Miller termina o post aconselhando que todas as pessoas que passem por algo semelhante falem com os seus familiares e procurem ajuda.

O testemunho do ator de Prison Break está a comover os fãs, conseguindo mais de 74 mil partilhas e 232 mil gostos em apenas algumas horas.