São imensas as homenagens a Nicolau Breyner, e Júlio Isidro não foi exceção. O apresentador também usou as redes sociais para deixar o seu emocionante texto dedicado ao grande amigo.

"O SHOW, NICO...MUST GO ON

Agora, já naquele silêncio de espaço vazio, neste começo da construção da saudade, sinto que me devo um balanço sobre estes três dias passados.

Não queria ter estado no velório do Nicolau Breyner, não queria ter falado dele, não queria ter realçado as qualidades profissionais que lhe reconhecia, e muito menos "santificá-lo" em elogios fúnebres.

Não queria ter-me lembrado, assim como num filme que passa a correr na memória, das inúmeras vezes que nos cruzámos, das entrevistas que lhe fiz e até da breve experiência em que ele fez de mim um ‘ator’ arranjado à pressa.

Como sou de chorar, não queria ter estado à frente de tantos microfones e câmaras porque sou presa fácil do espetáculo das lágrimas.

Mas tudo isso me aconteceu pela única circunstância que ninguém conseguiu evitar: -O Nicolau tinha morrido.

Por isso tantos de nós disseram e escreveram tantas coisas bonitas sobre o ator, autor, produtor, realizador e sobretudo sonhador que o Nicolau foi.

Não o fizeram por eles, mas para ele e por ele.

Não queriam ter estado ali tal como eu estive por aquela inexorável razão.

Não queriam tempo de antena, apenas manifestar publicamente o respeito e carinho que lhe deviam.

O Nicolau Breyner era nosso património e todos quiseram manifestá-lo na hora do adeus e até um dia destes... a tal mudança de estado que é para todos e cada um de nós!

A estrela, agora a brilhar todas as noites sobre as nossas cabeças, foi sempre o Nico naqueles dois dias em que Portugal chorou a sua partida.

Guardo em mim uma enorme mágoa. O Nicolau não foi meu convidado no programa Inesquecível.

Seria uma edição só com ele, muita pesquisa, um número infindo de clips da sua obra, uma conversa feita de emoções:- Fica para Outubro quando a RTP Memória fizer anos.

O Nicolau está, cheio de trabalho e de projetos... aquela alegria de viver, o sorriso permanente - pensei e fui adiando.

O Nicolau é eterno, por isso o Inesquecível com ele vai acontecer, mas nunca mais adiarei nada.

Há só uma coisa que vou tentar ir adiando...", escreveu Júlio Isidro no Facebook.

Recorde-se que Nicolau Breyner morreu esta segunda-feira, dia 14, em sua casa, em Lisboa, vítima de um ataque cardíaco.