São dez histórias de terror, em dez curtas-metragens, com dez minutos cada. O Sapo, a RTP e a Stopline apresentaram ontem ao público um projecto que, pela primeira vez na história, vai ser exibido em três plataformas. Com qualidade cinematográfica para Internet, "O Dez", poderá ser visto através do computador e do telemóvel (Sapo Mobile), a partir do dia 1 de Março, ou na televisão, RTP1, nos dias 13 e 14 do mesmo mês.

"Gostei da ideia e, o facto de fazer ficção pela internet é inovador. Este é um projecto multiplataforma", explicou Leonel Vieira, produtor do novo formato, na sessão de antestreia da série, em Lisboa.

"O Dez" junta 10 histórias contadas através de um thriller carregado de suspense que giram em torno de 10 moedas malditas. Moedas que pagaram a traição a Viriato, assassinado a mando dos romanos, e cuja maldição reaparece agora, em pleno século XXI.

"São histórias enigmáticas que funcionam no registo do fantástico e quase perto do terror, com finais duros e violentos", assegura o cineasta português a SapoFama. "Em destaque está a maldição de 10 moedas, utilizadas para comprar a morte e a traição de um personagem mítico da história de Portugal. O resto vão ter que ver", anuncia, misterioso, Leonel Vieira.

Bastaram apenas 4 semanas para rodar a série. O projecto foi criado por um grupo de jovens que tinham vontade de produzir ficção pela internet. Porém, não tinham uma produtora, nem uma estrutura profissional organizada. Procuraram financiamento e Leonel Vieira deu o empurrão que faltava, com apoio da Sapo e da RTP.

"O Dez" reúne um elenco de luxo: Ivo Canelas, Carla Chambel, Albano Jerónimo, Anabela Teixeira e Marta Leite Castro, entre outros.

Muitos deles marcaram presença na antestreia da série, no Auditório do Fórum Telecom, em Lisboa.

Veja como foi.(Texto: Joana Côrte-Real)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)