Pode não ser indício de nada, uma vez que ao longo das últimas décadas nem todas as vencedoras de Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA subiram ao palco com vestidos claros mas, esta década, coincidência ou não, as ganhadoras que levaram o prémio de melhor atriz para casa envergaram modelos em tons de branco e nude. A exceção foi Meryl Streep em 2012 que optou por um vestido comprido dourado e por Juliane Moore em 2015, que usou uma criação Chanel em preto e branco. Estas foram as escolhas das últimas distinguidas:

- 2010

Em 2010, Sandra Bullock, premiada pelo filme «Um sonho possível», optou por um vestido de Marchesa em tons nude com a parte superior trabalhada a renda e bordados.

- 2011

Em 2011, grávida, a atriz Natalie Portman ganhou o Óscar de Melhor Atriz com a sua interpretação no filme «Cisne negro». Para a ocasião, optou por um vestido violeta, num tom intenso, da Rodarte.

- 2012

Em 2012, um vestido dourado de Lanvin foi a escolha da atriz Meryl Streep, distinguida pelo seu desempenho no filme «A dama de ferro», um drama que relata os últimos anos de vida da antiga primeira-ministra britânica  Margaret Thatcher. Um modelo elegante, com um decote discreto mas pronunciado, drapeado.

- 2013

Em 2013, o vestido branco que Jennifer Lawrence levou à cerimónia foi um dos mais comentados e elogiados da noite. Uma criação da Dior que assentou na perfeição à atriz de «Guia para um final feliz», que em 2016 volta a estar nomeada pela sua interpretação em «Joy».

- 2014

Em 2014, Armani Privé foi a escolha de Cate Blanchet, vencedora do troféu pela sua prestação na longa-metragem «Blue Jasmine». Na ocasião, a atriz optou por um modelo claro, em tons nude, com transparências e aplicações. Um modelo que coordenou com um penteado com o cabelo solto, ligeiramente ondulado.

- 2015

Branco e preto foram as cores eleitas por Juliane Moore. Vestida com um vestido claro da Chanel, tendencialmente justo, com aplicações florais pretas no decote, na cintura e na base do vestido, a atriz desfilou pela passadeira vermelha descontraída e confiante. «O meu nome é Alice» é o nome do filme que lhe deu o prémio.

Tudo na expetativa para a edição deste ano

Em 2016, a expetativa em relação aos modelos e às marcas que as principais actrizes nomeadas vão usar é grande. Para antever alguns dos vestidos que Cate Blanchett, Brie Larson, Jennifer Lawrence, Charlotte Rampling e Saoirse Ronan poderão usar, veja a galeria de imagens com vestidos de cerimónia das principais etiquetas que as candidatas ao prémio mais têm por hábito vestir.

Se estiver no Porto, não perca a exibição em direto da 88ª cerimónia dos Óscares, que terá um cocktail de gala e que levará mais de 2.300 pessoas ao Centro Comercial Parque Nascente. A festa começa a partir das 21h00 do próximo domingo, dia 28 de fevereiro, prolongando-se pela noite dentro, até o evento terminar.

«O desfile de estrelas não será apenas em Hollywood, conhecidas figuras públicas portuguesas da área da televisão e da moda já confirmaram a sua presença e irão desfilar na passadeira vermelha do Parque Nascente exibindo as griffes de maior tendência para 2016», referente o espaço comercial em comunicado. Ana Sofia Martins, Mariana Pacheco, Luís Borges, Pedro Lima, José Fidalgo, Cláudia Borges e Cláudia Jacques são algumas das celebridades já confirmadas. Para se habilitar a estar presente, clique aqui.

Texto: Luis Batista Gonçalves com Eva Falcão

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.