É anualmente um dos momentos mais ansiados pelos apreciadores de moda. A red carpet da cerimónia de entrega dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA é uma das mais observadas e esmiuçadas do mundo. Ano após ano, as nomeadas surgem deslumbrantes, exibindo criações das mais reputadas marcas e dos mais conceituados criadores, sublimadas por joias e acessórios de luxo.

Este ano, não será exceção, com muitos jornalistas especialistas em moda, bloguers e consultores de moda, a arriscar mesmo algumas apostas, às quais juntamos as que pode ver numa galeria de imagens com vestidos de cerimónia das principais etiquetas que as candidatas ao prémio têm por hábito usar:

- Cate Blanchett

Cate Blanchett, que está nomeada para o Óscar pela sua interpretação no filme «Carol», não tem nenhuma ligação particular a nenhuma etiqueta ou estilista. Givenchy, Marc Jacobs e Chanel têm, no entanto, sido algumas das suas escolhas nos últimos anos. Edward Barsamian, editor de moda de uma revista feminina internacional, acredita que a atriz vai optar por um modelo da Givenchy.

- Jennifer Lawrence

Em 2013, quando Jennifer Lawrence ganhou o seu primeiro Óscar, surgiu na cerimónia com um vestido de branco da Dior. Este ano, nomeada pelo seu desempenho no filme «Joy», deverá, segundo Edward Barsamian, voltar a usar a mesma griffe. «É seguro assumir que vai usar um vestido de alta costura desta marca», escreve também o jornal The Telegraph. Aqui a surpresa não deverá ser grande.

- Brie Larson

Brie Larson, nomeada por «Room», surgiu na passadeira vermelha dos Globos de Ouro nos EUA com um vestido da Calvin Klein Collection. Adepta de cores e de efeitos metálicos deverá optar por um modelo com brilhos, predominantemente justo para realçar a sua silhueta. «É sempre difícil de prever o que vai usar porque ela não tem medo de arriscar e de experimentar algo completamente diferente», refere o The Telegraph.

- Saoirse Ronan

Nomeada pela primeira vez, Saoirse Ronan, atriz de «Brooklyn», não deverá fugir muito às peças femininas e discretas que tem usado noutras cerimónias. A atriz de 21 anos, que é a mais jovem nomeada da edição deste ano, tem usado várias peças da criadora Elizabeth Saltzman. Edward Barsamian é, todavia, da opinião de que deveria usar um vestido de Valentino.

- Charlotte Rampling

Acabada de fazer 70 anos, no dia 5 de fevereiro, Charlotte Rampling, nomeada pelo seu desempenho em «45 Years», é, até pela sua idade, a menos fashionista das candidatas. A atriz inglesa tem, ao longo da carreira, privilegiado conjuntos de saia-casaco em preto. A expetativa é que, para a red carpet da festa maior da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, opte por um modelo dentro desta linha.

Veja na página seguinte: As (possíveis) opções das candidatas ao Óscar de Melhor Atriz Secundária

- Jennifer Jason Leigh

Maryam Malakpour tem sido, nos últimos tempos, a estilista eleita de Jennifer Jason Leigh. Na passada semana, as duas assistiram ao desfile da Rodarte em Nova Iorque, o que acaba por confundir os apostadores que levam a sua missão muito a sério. O editor de moda Edward Barsamian defende que a atriz de «The hateful eight» deveria usar um vestido de Carolina Herrera.

- Rooney Mara

Nomeada pelo seu desempenho em «Carol», Rooney Mara tem apostado, nos últimos anos, em criações românticas mais escuras, apesar de nos últimos tempos ter optado por criações mais claras. Muitos apostam que vai assistir à cerimónia com um vestido Marchesa, marca que Sandra Bullock usou em 2010. O mais certo é, contudo, surgir de Givenchy, uma das etiquetas que usou durante a digressão de promoção do filme, a par de Alexander McQueen e de Balenciaga.

- Rachel McAdams

Nos SAG Awards, Rachel McAdams vestiu Elie Saab, um criador que poderá repetir no próximo domingo. «Para quê mudar algo que funciona?», questiona mesmo uma publicação norte-americana. Como a atriz é adepta de looks florais, o jornal The Telegraph acredita, contudo, que a escolha poderá recair numa das últimas criações de Lela Rose, de Oscar de la Renta ou ainda de Marchesa.

- Alicia Vikander

Sendo um dos novos rostos da Louis Vuitton, é quase certo que Alicia Vikander, em competição pelo seu desempenho no filme «A rapariga dinamarquesa», use uma das criações da marca. Essa é, pelo menos, a crença da maioria dos consultores de moda e dos bloguers que têm estado a fazer uma antevisão dos looks para este ano. É, provavelmente, a aposta mais segura.

- Kate Winslet

Kate Winslet, apesar de gostar de vestidos com cortes muito femininos, gosta de arriscar. Muitos apostadores estão convencidos que, no próximo domingo, usará um modelo de Carolina Herrera. O editor de moda Edward Barsamian é, todavia da opinião de que a atriz de «Steve Jobs» deveria optar por um vestido de Marchesa, uma das marcas que mais costuma figurar nas listas das nomeadas.

Texto: Luis Batista Gonçalves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.