O Museu do Oriente organiza, de 27 de janeiro a 29 de abril, no Lounge, uma exposição sobre duas das técnicas de estampagem e decoração têxtil mais praticadas na Índia: a estampagem com carimbos de madeira, Block Printing Ajrakh e a decoração têxtil através de pigmentos e resistência à cor, Bandhani Tie & Dye.

No dia 9 de março, o Museu recebe dois mestres artesãos: Aurangzeb Abdulrazak Khatri (impressor) e Abdul Jabbar Khatri (tintureiro), para uma conferência aberta ao público, proporcionando a todos os interessados a oportunidade única de ouvir e aprender um pouco sobre estas artes.

Seguem-se, nos dias 10 e 11 de Mmrço, um workshop sobre estampagem têxtil (Block Printing Ajrakh) e outro sobre decoração/tintagem têxtil (Bandhani Tie & Dye).

A iniciativa pretende não só dar a conhecer o estilo tão característico e o contexto próprio em que se produzem estas duas artes têxteis indianas como também mostrar as experiências inesquecíveis, pessoal e profissional, da designer Maria João Arnaud, bolseira da Fundação Oriente, que em outubro de 2010 partiu para a Índia com o objetivo de aprender e documentar esta arte centenária.

Maria João concentrou o seu trabalho na região de Kutch (Kachchh), no estado de Gujarate, junto da comunidade khatri, especialista em tintas e tecidos, há mais de 400 anos.

Um ano depois de concluída a sua aprendizagem, o resultado encontra-se patente no Museu do Oriente.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.