Classificado como um dos carnavais mais antigos do mundo, se não o mais antigo, a origem desta festa remonta ao século XI. Contudo foi apenas no século XIII que foi reconhecida como uma festa oficial da cidade.

Foi durante séculos festejado efusivamente por todos os habitantes de Veneza, qualquer que fosse a classe social. Atualmente, é um dos carnavais mais famosos do mundo, atraindo anualmente milhares de turistas.

Carnaval em Veneza
Carnaval em Veneza créditos: Madeinitaly, em Pixabay

As celebrações começam cerca de duas semanas antes da terça-feira de Carnaval, sendo que em 2020 a festa terá início a 8 de fevereiro, terminando a 25 do mesmo mês, o dia de Carnaval.

São vários os eventos que compõem o programa. Em destaque deixamos aqueles que habitualmente são mais aguardados pelos ‘carnavaleiros’. Vamos conhecer Veneza?

A comemoração tem início com a Festa Veneziana sull’Acqua, um desfile de gôndolas e barcos alegóricos pelo Grande Canal, que se divide em duas partes: a primeira em horário noturno acompanhada por um espetáculo de luzes e a segunda na manhã seguinte.

Em 2020, este desfile acontecerá no sábado, dia 8, à noite, terminando no dia seguinte, a 9 de fevereiro. Canareggio é o ponto de chegada deste evento, existindo no local uma espécie de feira com comida e bebida, sendo a tradição comer "fritelle", uns doces parecidos com as bolas de Berlim, mas com passas e pinhões à mistura.

A Festa Veneziana sull’Acqua é um desfile de gôndolas e barcos alegóricos pelo Grande Canal
A Festa Veneziana sull’Acqua é um desfile de gôndolas e barcos alegóricos pelo Grande Canal créditos: Facebook Carnevale di Venezia - Official Page

No sábado seguinte, dia 15 de fevereiro, acontece a "Festa Delle Marie" (Festa das Marias), um evento que junta doze belas jovens de Veneza, desfilando em trajes tradicionais pela cidade. Esta festa remonta ao século IX, em que o Doge, a autoridade máxima da cidade, emprestava joias e trajes luxuosos a jovens de famílias pobres, para os seus casamentos.

Nessa altura os casamentos eram realizados na Igreja de San Pietro, terminando com um banquete, também oferecido pelo Doge, no Palácio Ducal. Estes dois pontos continuam a ser o início e o fim do desfile, pelo que deve aproveitar para os visitar, sendo duas das atrações turísticas de Veneza. No Palácio Ducal, não deixe de visitar a famosa Ponte dos Suspiros.

A cada ano, após este desfile, é escolhida a mais bela "Maria", que no ano seguinte terá a grande responsabilidade de protagonizar "O Voo do Anjo", a abertura oficial das celebrações carnavalescas, na Praça de São Marcos. Este acontecimento tem lugar na segunda-feira de Carnaval. Em 2020 será a 24 de fevereiro.

Nesta data, ao meio-dia, a jovem escolhida, devidamente trajada, vai descer do campanário de São Marcos até à Praça, numa espécie de voo, sob o olhar atento da multidão que ali se junta.

A Praça de São Marcos, bem como o campanário situado no mesmo local, são dois dos símbolos da cidade, sendo por isso, uma visita obrigatória. O campanário, com cerca de 99 metros de altura, merece uma subida até ao topo, de onde poderá desfrutar de uma perspetiva panorâmica da cidade.

Praça de São Marcos, em Veneza
Praça de São Marcos, em Veneza créditos: Zixi Zhou, em Pixabay

Depois de todos os eventos referidos, só lhe falta mesmo colocar uma das típicas máscaras, ou até mesmo um traje completo, e misturar-se com os carnavaleiros pelas ruas de Veneza, terminando com um tradicional baile de máscaras.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.