Se transportar os seus cosméticos para a cabina do avião, não podem ultrapassar os 100ml cada um. Para isso nada melhor do que kits de viagem, que contêm os seus cosméticos favoritos, mas em tamanho reduzido.

Sempre que organizamos as nossas férias temos que pensar em todos os pormenores. Além do destino, da viagem e do hotel, temos ainda que pensar nas malas.

Uma dor de cabeça, principalmente para as mulheres que gostam de levar todos os acessórios indispensáveis à sua beleza e elegância: sapatos, roupa e o principal – os cosméticos, que não podem faltar.

No entanto, se optarmos por um destino fora do nosso país, e tivermos que viajar de avião, temos ainda que pensar em todas as normas vigentes no que diz respeito às embalagens que se podem transportar, e ao tamanho das mesmas.

Hoje em dia, os passageiros apenas podem transportar pequenas quantidades de líquidos na sua bagagem de mão. Estes líquidos têm que estar em recipientes individuais, com uma capacidade máxima de 100ml cada, e deverão ainda ser embalados em sacos de plástico transparentes.

A capacidade destes sacos não pode ultrapassar, no total, um litro por passageiro. Todas estas regras colocam as mulheres quase à “beira de um ataque de nervos”, já que têm por hábito transportar a maquilhagem e os cosméticos na sua mala de mão ou necessaire.

Saiba mais na próxima página

Por esse motivo, e para não ter que arrumar os seus produtos de eleição na mala de porão, com a agravante de depois poder encontrá-los em mau estado, várias empresas de cosméticos começam a disponibilizar kits próprios para viagem, com uma portabilidade fácil devido às suas reduzidas dimensões.

Vendidos a um preço acessível, alguns duram até 15 dias. Os kits de rosto geralmente contêm produtos para esfoliar, limpar, tonificar e hidratar a pele. Os kits de corpo podem conter esfoliante, hidratante corporal e também um anticelulítico.

A escolha é variada, e já existem alguns kits com cosméticos para o homem, que incluem o creme de barbear, aftershave, e hidratante.

Viajar de avião desidrata a pele
Embora as cabinas dos aviões sejam pressurizadas, a pressão do ar diminui com a altitude, tornando-se mais baixa do que a pressão ao nível da água do mar. Consequentemente, o oxigénio disponível diminui em cerca de 20%.

A humidade relativa dentro do avião também é bastante mais baixa do que o normal, chegando mesmo a ser equivalente ou menor do que a existente num deserto.

Embora exista um risco mínimo para a saúde, esta baixa humidade pode causar desconforto nas mucosas (olhos, boca, nariz). Tudo isto tem um efeito desidratante no organismo, que se faz notar imediatamente num grande desconforto ao nível da pele.

Saiba mais na próxima página

Para combater essa desidratação beba água, chá ou sumos durante o voo. Evite a cafeína e as bebidas alcoólicas que agravam a desidratação e eventuais problemas circulatórios. Hidrate bem a pele antes, durante e depois da viagem de avião.

Normas dos aeroportos
Se viajar na Europa, Estados Unidos ou Canadá, deve dar especial atenção à bagagem de mão, que não deve conter líquidos nem fluídos em embalagens com mais de 100ml, devendo estes ser acondicionados numa embalagem separada, transparente, que possa ser selada.

Caso o seu kit de viagem não corresponda às normativas vigentes, os produtos serão confiscados. Em alguns aeroportos é dada a possibilidade de os expedir via postal para o seu endereço.

No entanto, em Londres o destino certo para os seus cosméticos é provavelmente o lixo. Mas não desanime, depois de passar o controlo pode abastecer-se de tudo na free-shop.

Dicas úteis:
• Para aliviar o desconforto e a secura do rosto tenha à mão um borrifador de água termal, toalhetes ou uma loção calmante para peles sensíveis
• Leve hidratante para o rosto e mãos, um bálsa¬mo para os lábios e um frasco de colírio ou lágrimas artificiais, em mono doses
• Viaje sem maquilhagem, sobretudo base, evitando assim irritações

Texto: Stela Martins
Fotografia: ©Ismael Herrero – Fotolia.com.jpg

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.