Um colóquio internacional em homenagem à poetisa Florbela Espanca decorre de 6 a 08 de dezembro, em Vila Viçosa, sua terra natal, um evento académico com várias atividades culturais, revelou hoje a organização.

O colóquio, denominado "Florbela Espanca. O espólio de um Mito", promovido pelo Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora e Grupo de Amigos de Vila Viçosa, com o apoio do município local, vai decorrer no cineteatro Florbela Espanca.

Segundo os promotores, o evento académico, cujas conferências contam com a participação de oradores portugueses e estrangeiros, inclui várias atividades culturais nas quais pretendem envolver a comunidade.

O colóquio conta com a intervenção do realizador de cinema Vicente Alves do Ó e da atriz Dalila do Carmo, que vão apresentar trechos do filme "Florbela", que retrata um período específico da vida da poetisa.

Dalila do Carmo desempenha o papel de Florbela Espanca nesta longa-metragem portuguesa.

Autora do Livro de Mágoas, Livro de Soror Saudade, Charneca em Flor e Juvenília, Florbela Espanca, considerada uma das mais brilhantes poetisas de língua portuguesa de todos os tempos, nasceu em Vila Viçosa a 08 de dezembro de 1894.

A poetisa faleceu em Matosinhos na noite de 07 para 08 de dezembro de 1930, com 36 anos, tendo sido sepultada naquela localidade nortenha.

Os seus restos mortais repousam no cemitério de Vila Viçosa.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.