Adaptando a expressão usada por Vasco Santana no filme «A canção de Lisboa», hotéis há muitos, mas poucos conseguem ter o charme muito próprio que o Hotel One Aldwych, localizado numa das áreas mais animadas e prestigiadas do centro de Londres, exibe. E não é preciso muito para o perceber. Basta transpor a porta do edifício onde, em tempos, funcionou a redação do jornal Morning Post para o constatar. Veja a galeria de imagens deste hotel.

O acesso à receção é feito pelo Lobby Bar, uma divisão moderna com um pé alto surpreendente, decorada com peças de arte e muitas flores, combinadas com mobiliário contemporâneo, ainda que de inspiração mais clássica e tradicional. A reformulação interior do prédio esteve a cargo de Charles Mewes e Arthur Davis, dois consagrados arquitetos que viram o seu trabalho sublimado.

Uma conceção estética marcada pela requintada escolha de pormenores estéticos diferenciadores que a equipa de decorações de interiores contratada pela administração desta unidade hoteleira de cinco estrelas. É impossível não reparar nos remos de cerca de três metros que se erguem da estátua estrategicamente posicionada à entrada do bar, nos grandes jarrões ou nos pormenores estéticos das janelas de grandes dimensões por onde entra o brilho da luz exterior.

A dois passos dos grandes teatros

Situado a escassos metros de Covent Garden, em plena zona dos grandes teatros, o Hotel One Aldwych é o ponto de partida perfeito para explorar o  West End londrino, onde não faltam lojas, restaurantes e pontos de interesse. Equipada com 105 habitações, 93 quartos e 12 suites, esta unidade hoteleira, que já recebeu vários prémios e distinções, aposta no conforto e na personalização de serviços para se diferenciar da concorrência, que é muita.

«Como o hotel pertence a um privado e é independente, a nossa equipa consegue prestar mais atenção aos hóspedes do que os hotéis maiores, detidos por grandes cadeias», justifica Howard Rombough, diretor de relações públicas da unidade. Modernos, confortáveis e sedutores, os quartos e as suites apostam, além das funcionalidades habituais neste tipo de unidades, em pormenores requintados para seduzir quem lá dorme, como é o caso dos edredões de linho da conhecida marca italiana Frette.

Luxo contemporâneo com um espírito tendencialmente clássico

O luxo estende-se ainda às luzes de fibra ótica das mesas de cabeceira, aos produtos de higiene feitos com ingredientes 100% naturais da marca PlanTation, às mini televisões nas casas de banho, à obras de arte contemporâneas que decoram as paredes e aos produtos londrinos disponíveis no minibar da habitação, onde todos os dias são deixados (gratuitamente) jornais, flores e fruta fresca.

Elementos diferenciadores não faltam no Hotel One Aldwych. Além do Lobby Bar, onde trabalha um português de Olhão que em 2012 foi eleito o melhor barman de Londres numa competição aguerrida, a unidade hoteleira dispõe de dois restaurantes, de um executive lounge e de um spa. O troféu de cristal conseguido por Pedro Paulo com um cocktail  à base de vodca, folhas de lima, mel e kefir, está mesmo em exibição permanente no bar da unidade hoteleira, muito procurado por locais, antes ou depois de uma ida ao teatro.

Mas nem só de uma sucessão cocktails criativos vive a ementa do bar. A par de snacks e refeições leves, também se pode degustar um afternoon tea, um serviço especial de chá inspirado no musical «Charlie e a fábrica de chocolate», uma adaptação do filme do mesmo nome protagonizado por Johnny Deep. «Este é provavelmente o melhor bar de Londres», escreveu mesmo, em tempos, o jornal britânico The London Standard.

Veja na página seguinte: Paladares distintos numa cidade que se reinventa a cada instante

Paladares distintos numa cidade que se reinventa a cada instante

Além do seu conceituado bar, que também já foi considerado pelo The Sunday Telegraph  «um dos cinco melhores bares de hotéis do mundo», o Hotel One Aldwych integra ainda dois restaurantes, também eles muito elogiados. Indigo, o mais pequeno, serve comida europeia de influência mediterrânica. Mas o mais apreciado e requintado é agora o Eneko at One Aldwych, o sucessor de Axis at One Aldwych.

A sala de refeições tem um ambiente sofisticado, ainda que leve e despretensioso, sublimado por uma música chill out que se faz ouvir, tranquilamente, em pano de fundo. O serviço é rápido, personalizado e muito atencioso. Para começar, sobre uma base de xisto, são servidos dois tipos de pão, manteiga inglesa e patés. Depois, para entrada, pode optar por várias especialidade.

Quando lá estivemos, provámos um aveludado de milho doce com lagosta e natas ou raviólis de lagostins com funcho, seguidos de um bacalhau fresco apanhado à linha com fiambre curado, cebolinhas e feijão de coco ou lombo de porco assado em cama de espinafres. A lista de sobremesas também é rica e variada e inclui especialidades como tarte de chocolate e caramelo com gelado de leitelho (leite de manteiga), cheesecake de baunilha ou parfait de coco gelado com ananás grelhado aromatizado com rum.

Lounge para executivos e não só

Lounge at One é o nome de outra das áreas do hotel que também vale a pena explorar. Este executive lounge, a que apenas os hóspedes do hotel têm acesso, é uma área mais privada, onde se podem ler livros e jornais, beber um café ou um chá, saborear um snack ou degustar um vinho com toda a tranquilidade. Concebido pela empresa Fox Linton Associates, dispõe de uma área de sofás, de uma área de acesso a tablets e até a uma zona de descompressão onde pode fazer uma massagem.

O luxo desta unidade hoteleira estende-se ao The Health Club at One Aldwych, que inclui um ginásio de 150 m2 totalmente equipado, uma cabine de banho turco, uma sauna e uma deslumbrante piscina de 18 metros dotada de tecnologia que lhe permite ouvir música debaixo de água enquanto nada numa piscina com água sem cloro. Para criar um ambiente ainda mais sensorial, o espaço está equipado com um sistema de iluminação que permite personalizar a intensidade das luzes.

A área de spa integra três salas de tratamentos, alguns deles exclusivos. A opção perfeita para os casais que gostam de se mimar e que podem optar por programas a dois, aproveitando para deixar as crianças a ver os  filmes infantis que o hotel disponibiliza ou a jogar numa consola Wii no quarto, um serviço a pedido, tal como sucede com os jantares privados ou a exibição no quarto de filmes e espetáculos, outros serviços que pode contratar.

Texto: Luis Batista Gonçalves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.