Visitar e conhecer Valência vai muito além de praia, sol e animação. A sua gastronomia e dieta mediterrânea vão conquistá-lo e há muito para saborear e experimentar. Da paella às tapas, passando pelas diversas variedades de pratos de arroz e doces, a fiesta vai começar!

Arroz. Onde tudo começou

O arroz é um dos ingredientes base da gastronomia de Valência. Trazido pelos árabes no século XVIII, o seu cultivo começou a ser feito nas proximidades do parque natural de Albufera.

Atualmente, são cultivadas três variedades de arroz. E foi a partir do arroz que surgiu a paella, um dos pratos mais famosos da região, à qual foram adicionados outros ingredientes típicos locais.

Em Valência  há mais de 40 pratos à base de arroz para experimentar.

Paella, o prato de arroz que é uma festa

Apesar de existirem diversas variedades de paella, a receita original é feita com ingredientes como frango, coelho, feijão verde, garrofón (um tipo de feijão), tomate, arroz, azeite, alho e sal. Para cozinhar este prato, exige-se um lume forte, apesar de tradicionalmente ser cozido num fogo aberto.

Os ensopados para dar conforto

A cozinha valenciana também inclui uma série de ensopados. Se gosta de peixe, prove o suquet de peixe ou o alli i pebre, feito com enguias. Para comida de conforto, o cocido de nadal, servido essencialmente no inverno, é a melhor opção. E, claro, não podia faltar um à base de arroz, o olleta.

Sardinhas, pescada, salmonete, choco e atum são também outros dos produtos mediterrâneos que formam a base dos ensopados de peixe da região.

Frutas e legumes não podem faltar

As frutas e legumes cultivados em La Huerta – uma das maiores zonas verdes do género em Espanha – também fazem parte da dieta dos valencianos. As saladas são uma presença forte à mesa e a mais tradicional é composta por tomate, alface e cebola.

As laranjas são rainhas no ramo das frutas e estão disponíveis o ano inteiro.

salada de tomate
Salada de tomate créditos: Pixabay

Tapas: os petiscos para o fim de tarde

As tão famosas tapas são presença obrigatória no menu, e sabem ainda melhor acompanhadas por uma cerveja bem gelada. As patatas bravas, batatas salteadas servidas com molho de tomate picante, são um must-have para picar ao final da tarde. Os chocos grelhados, croquetes de bacalhau ou anchovas em vinagre são outros exemplos de tapas disponíveis.

tapas
Pinchos créditos: Pixabay

E para adoçar a boca...

Devido à influência árabe na região, as amêndoas e o mel marcam uma presença forte na doçaria de Valência. Prove um Arnadí, uma sobremesa feita à base de abóbora e amêndoas, ou os rosegones, biscoitos secos de amêndoa de consistência dura. Não deixe de provar os igualmente famosos fartons (uma espécie de pão adocicado), para comer à mão juntamente com um copo de horchata frio (uma bebida de origem vegetal).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.