Quando se fala em férias, pensa-se logo em descanso, lazer e evasão. Infelizmente, nem sempre é assim.
Por vezes, as coisas não correm como o planeado e, de repente, vêmo-nos num local desconhecido sem malas, sem roupas, sem dinheiro, nem documentos, ou com uma dor de estômago insuportável.
Para que não seja apanhada desprevenida em qualquer uma destas situações, veja o que deve fazer antes, para se precaver, e depois, para solucionar cada problema.
Perderam as minhas malas!
Chegou ao destino, dirigiu-se à passadeira rolante e viu passar todas as malas
menos a sua! Sabe o que fazer? Em primeiro lugar dirija-se ao balcão da companhia aérea e comunique o extravio da bagagem.
Se a companhia não a conseguir localizar, apresente uma reclamação e contacte o seguro de viagem para pedir assistência. Através
da Internet, pode tentar localizá-la pelo Sistema Mundial de Localização de Bagagens da SITA/IATA (http://www.worldtracer.aero/cgi-bin/...XXXXXl1=ptCB=Y) que monitoriza a actividade
de 230 companhias aéreas e 93 por cento do tráfego aéreo internacional.
No caso da bagagem demorar vários dias a ser recuperada e necessitar de adquirir roupa, calçado ou produtos de higiene, guarde as facturas para apresentar à seguradora.
Em situações de perda ou atraso na chegada da bagagem,
pode solicitar uma indemnização, desde que o voo seja operado por uma companhia aérea da UE.
Como prevenir esta situação
Fazer um seguro de bagagem é uma boa maneira de garantir o reembolso da totalidade dos prejuízos.
Certifique-se, no entanto, do grau de cobertura que prevê e
das especificidades que alguns equipamentos exigem.
Conselho adicional
Para que não fique, de um momento para o outro, apenas com a roupa que tem no corpo, leve consigo
no avião uma mochila ou um nécessaire de viagem com artigos básicos, nomeadamente uma muda de roupa interior, um agasalho, uma escova de dentes e os medicamentos que precisa de tomar.
Veja na página seguinte: O que fazer quando se perde o voo de ligação
Não apanhei o voo de ligação! O Não desespere! Dirija-se à companhia aérea e faça valer os seus direitos. A legislação diz que, desde que tenha feito o check-in atempadamente num aeroporto ou numa companhia da UE ou para um voo procedente de um aeroporto fora da UE com destino a um país da UE, a empresa é obrigada a prestar-lhe assistência, oferecendo-lhe refeições e bebidas, alojamento (incluindo transfers para o hotel) e meios de comunicação. Se o atraso for igual ou superior a cinco horas, a companhia aérea deverá, também, propor o reembolso do bilhete (incluindo um voo gratuito de regresso ao ponto de partida, se se justificar). Caso estes direitos não sejam respeitados, apresente de imediato uma queixa à companhia aérea Como prevenir esta situação Ao reservar a viagem, preveja, pelo menos, uma hora e meia a duas horas de intervalo entre a chegada ao aeroporto de ligação e o embarque rumo ao destino final. Mais vale esperar algum tempo, que pode aproveitar para visitar o free shop e comprar presentes de última hora, do que ficar em terra e ver literalmente os aviões a passar. Conselho adicional Informe-se dos seus direitos antes de viajar e leve consigo a informação obtida. Ter uma cópia da legislação no momento da reclamação pode revelar-se uma preciosa ajuda. Veja na página seguinte: Os passos a dar depois de percebermos que nos roubaram a carteira Roubaram-me a carteira! Ia pagar um vestido irresistível que viu Se tinha cartões de crédito na carteira, deve informar logo que possível a entidade bancária e seguir as instruções dadas. Depois procure a secção consular da embaixada Nos países não pertencentes à União Europeia (UE) e onde não exista representação consular portuguesa, pode pedir auxílio junto das embaixadas e consulados de outros Estados-membros da UE. Como prevenir esta situação Traga apenas o mínimo indispensável na carteira. Deixe os documentos e os bilhetes de avião Guarde os cartões bancários separadamente do dinheiro. Assim, se ficar sem um destes meios de pagamento, pode sempre recorrer ao outro. Conselho adicional Qualquer que seja o país de destino, por muito que lhe custe, não deve exibir ostensivamente jóias e objectos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e todo o cuidado é pouco. Tenha ainda o cuidado de não frequentar ruas mal iluminadas à noite. Veja na página seguinte: O que fazer quando se adoece em viagem Adoeci... e agora? Pensei que era apenas um mal-estar passageiro, mas não me sinto nada bem. Para que possa agir de imediato, viaje sempre com uma bolsa de primeiros-socorros para qualquer eventualidade. Se os medicamentos que tem não resolverem o problema ou se o estado de saúde se agravar, dirija-se a um hospital para apoio médico especializado. Na União Europeia, em caso de emergência, ligue para o 112. Como prevenir esta situação Faça um check-up médico e um seguro de saúde com assistência em viagem antes de partir. Se viajar para outro país ou destino exótico, faça uma consulta do viajante, idealmente, um a dois meses antes da viagem. Para saber qual a consulta mais próxima da sua área de residência consulte o Portal da Saúde (www.portaldasaude.pt) ou contacte a linha de informações do Ministério da Saúde (213 305 000). Informe-se, com antecedência, sobre cuidados de saúde, vacinação ou outras precauções, bem como sobre os acordos de assistência médica em vigor com o país de destino. Proteja-se das picadas de insectos nos países mais quentes, usando vestuário com mangas compridas, calças, meias e sapatos fechados, sobretudo a partir do entardecer. Conselho adicional Antes de partir, faça um seguro de viagem. Peça o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) que garante assistência médica nos países da União Europeia e na Suíça. Pode obtê-lo nos serviços da Segurança Social (ou Caixa de Previdência), na Loja do Cidadão ou pelo site www.seg-social.pt. O cartão é gratuito e entregue cinco a dez dias úteis após a ordem de emissão. Mulher prevenida... O que deve incluir na sua bolsa Texto: Luis Batista Gonçalves
voo atrasou-se e, quando aterrou
no aeroporto onde fazia escala,
o avião já tinha partido.
que opera o voo.
na montra e, de repente, apercebe-se
de que a sua carteira desapareceu. Avise imediatamente as autoridades locais.
ou o consulado português mais próximo para solicitar a emissão de documento de viagem provisório e para facilitar possíveis contactos com unidades hospitalares ou com advogados.
sempre no cofre do hotel. Na maioria dos países, a exibição da fotocópia dos documentos, autenticada com selo
a óleo do hotel, é suficiente.
de primeiros-socorros:
Comentários