O Centro Português de Fotografia acolhe até 23 de setembro de 2012 a exposição «Açores | 9 Ilhas | 9 Fotógrafos», uma iniciativa da Estação Imagem que conta com o apoio do Governo Regional dos Açores.
Espaço onde o homem e a natureza aprenderam a viver juntos, o arquipélago dos Açores espalha-se por nove diferentes ilhas, lugares de forte identidade e de diversa personalidade.
Verdadeiros cenários de sonho perscrutados através da objectiva de nove diferentes fotógrafos, cada um abordando uma das ilhas. Durante o período em que estiveram no local, os profissionais da imagem captaram paisagens, momentos e olhares, que são ao mesmo tempo sinais de cultura e expressão de uma identidade.
Nos fragmentos de vida imortalizados, o mar surge sempre como pano de fundo, mas também como manta agregadora e unificadora, cujas névoas abraçam distâncias e fomentam elos de cumplicidade. «Há nas nossas nove ilhas uma identidade de natureza e de relevo do solo que, aliada a condições gerais de clima, lhes imprime, natural e necessariamente, nítidas marcas de unidade física», escreve o presidente do Governo dos Açores, Carlos César, no prefácio do livro que reúne o resultado do trabalho dos nove fotógrafos.
São nove ilhas, nove realidades e nove olhares sobre outros tantos territórios de identidade. Luís Barra fotografou Santa Maria. Luís Ramos deixou-se seduzir por São Miguel. A Daniel Rocha coube a Terceira. José Manuel Ribeiro ficou com a Graciosa. Pedro Letria fotografou São Jorge. Bruno Portela foi para o Pico.
José António Rodrigues trabalhou o Faial (na foto). Gonçalo Rosa da Silva retratou o Corvo e Luís Vasconcelos as Flores. O resultado pode ser visto na exposição inaugurada a 16 de junho, de terça a sexta-feira das 10h às 12h30 e das 15h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário das visitas faz-se apenas entre as 15h e as 19h.
Foto: José António Rodrigues
Comentários