Apesar de ainda existir algum preconceito, o povo português é tolerante em relação ao naturismo e a uma das suas manifestações mais populares, o nudismo. Com aprovação do regime da prática do naturismo e da criação dos espaços de naturismo, esta passou a ser uma prática legalmente aceite em Portugal. Ao todo, existem oito praias oficiais de nudismo no nosso país, nos arredores de Lisboa, no litoral alentejano e no Algarve.

Além dessas, existem dezenas de outros locais à beira-mar plantados com longas tradições naturistas, onde essa prática é tolerada e até aceite, sem ser criticada. Estas são as praias onde pode fazer nudismo este verão:

Praias naturistas oficiais:

- Praia da Bela Vista

Localizada entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha, no concelho de Almada, é composta por um extenso areal com dunas. Apesar de também ser frequentada por casais, é muito procurada por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros (LGBT).

- Praia da Adiça

Com início no final da estrada de terra a sul da localidade de Fonte da Telha, no concelho de Almada, é composta por um areal muito extenso, rodeado de vegetação.

- Praia do Meco

Entre a Lagoa de Albufeira e Sesimbra, este extenso areal, que também inclui uma falésia com uma bica de água, é um ponto de encontro dos praticantes de nudismo, por excelência. Ainda assim, são muitos os mirones e o número de visitantes vestidos também tem vindo a aumentar.

- Praia do Salto

A norte da Praia Grande de Porto Covo, no litoral alentejano, é uma praia pequena mas abrigada.

- Praia dos Alteirinhos

A sul da Praia da Zambujeira do Mar, no litoral alentejano, é uma pequena praia rochosa, muito tranquila.

- Praia das Adegas

A sul da Praia de Odeceixe, no concelho de Aljezur, é uma praia de areia fina que fica facilmente exposta aos olhares alheios. Algo que não incomoda os praticantes de nudismo assumidos.

- Praia da Ilha de Tavira

Situado entre Olhão e Tavira, no Algarve, este extenso areal é um local tranquilo, de uma beleza idílica.

- Praia da Barreta

Situada à entrada da Barra Nova, na Ilha Deserta, em Faro, no Algarve, este extenso areal é acessível apenas por barco.

As melhores praias para fazer nudismo em Portugal

Veja na página seguinte: A lista das praias naturistas não oficiais

Praias naturistas não oficiais:

- Praia do Salgado

Entre a Nazaré e São Martinho do Porto, esta praia, muito tranquila e extensa, rodeada de vegetação, é palco de nudismo ocasional

- Praia da Estela

Em Póvoa de Varzim, este extenso areal com paisagem dunar convida a dias de lazer e evasão num cenário natural de rara beleza.

- Praia do Palheirão

Localizado entre Mira e Tocha, este cordão dunar com cerca de 4,5 quilómetros também é ocasionalmente procurado por adeptos de naturismo.

- Praia da Cova Gala

A sul da Figueira da Foz, dividida por pontões, é muito procurada por quem pratica kitesurf.

- Praia da Ursa

Localizada antes do Cabo da Roca, entre Sintra e Cascais, é uma praia pequena, com escarpas rochosas, grutas e areia. Apesar de ser muito bonita, é de acesso difícil e muito frequentada por pessoas vestidas.

- Praia da Comporta

A sul de Tróia, este areal extenso, limpo e de areia branca também é regularmente visitado por adeptos de nudismo, que ali encontram a tranquilidade suficiente para poder desfrutar da prática.

- Praia do Malhão

A norte de Vila Nova de Milfontes, por entre falésias baixas recortadas e bicas de água fresca, tolera a prática de nudismo na parte norte.

- Praia do Monte Velho

Situado a sul da Lagoa de Santiago do Cacém, é um areal extenso e dourado.

- Praia da Bordeira

Próxima da localidade de Carrapateira, no concelho de Aljezur, é um extenso e sedutor areal. Por vezes, forma-se uma lagoa entre a praia e a estrada.

- Praia de Cabanas Velhas

No Algarve, entre Lagos e Vila do Bispo, perto do Burgau, é uma praia larga, protegida por uma falésia. Além de acesso fácil, também tem estacionamento

- Praia das Furnas

No Algarve, entre Vila do Bispo e Lagos, perto de Figueira, é muito difícil de encontrar e de chegar lá. Esta praia, pela sua beleza, já foi equiparada a um pequeno paraíso!

- Praia do Beliche

Entre o Cabo de São Vicente e a Praia de Tonel, situada no fundo de uma pequena baía escavada na falésia, é outra das praias naturistas não oficiais.

- Praia de Cabanas Velhas

Perto de Almádena, no Algarve, esta praia pequena com bonitas arribas também é ocasionalmente frequentada por pessoas que gostam de nadar e de apanhar sol sem roupa.

- Praia do Canavial

A poente da Ponta da Piedade, no Algarve, este é um areal extenso com pouca largura, propício para a prática de nudismo.

- Praia dos Pinheiros

Entre a Ponta da Piedade e a Praia do Camilo, no Algarve, é um pequeno areal inserido num recanto de uma falésia arenosa.

- Praia da Fuzeta

Na Ilha da Armona, no Algarve, integra um extenso areal. Tem acesso por barco.

- Praia das Quatro Águas

Localizada na Ilha de Tavira, no Algarve, é uma areia fina com um mar calmo e sereno.

As melhores praias para fazer nudismo em Portugal

Veja na página seguinte: Outras praias onde pode tirar a roupa

Outras praias onde pode tirar a roupa:

- Praia da Fonte da Telha

Entre a Praia da Bela Vista e a Praia do Meco, este extenso areal está rodeado de falésias, dunas e matas. Na parte sul, pratica-se muito nudismo.

- Praia das Bicas

Situada a sul da Praia do Meco, entre a Lagoa de Albufeira e Sesimbra, é um areal protegido por falésia alta, que tolera a prática de nudismo no extremo norte.

- Praia do Pessegueiro

Em frente à Ilha do Pessegueiro, entre Porto Covo e Vila Nova de Milfontes, integra lages rochosas e areia. A prática de nudismo acontece nas praias entre rochas.

- Prainha

Localizada entre Lagos e Portimão, no Algarve, é conhecida pelas escarpas rochosas e pelas grutas, além da qualidade da areia. Pratica-se nudismo no extremo leste da praia.

O que (também) motiva os nudistas

Estes são os principais princípios naturistas na base da pratica de nudismo:

- Vida baseada em princípios naturais e em estreita harmonia com a natureza

- Cultivo e respeito por si próprio e pelos outros

- Sã educação pessoal, cívica e desportiva

- Proteção e conservação do meio ambiente

- Construção da saúde física e mental através da integração com a natureza

- Contributo para uma educação social baseada em princípios naturais

- Aceitação do corpo e da nudez como condição natural

- Cumprimento da lei e respeito pelas instituições

- Combate a todas as formas de discriminação

- Respeito pelos animais

- Defesa e utilização de processos naturais, sempre que possam substituir-se aos artificiais

- Utilização de uma alimentação racional, isenta de produtos tóxicos

- Cultivo do exercício físico em sintonia com os princípios da natureza

Texto: Sara Chaves com Luis Batista Gonçalves (edição)