Estar em contacto com a natureza, relaxar e aproveitar as aventuras ao ar livre fazem do campismo uma atividade muito atraente para muitas pessoas. Mas, para que tudo corra bem é essencial a escolha certa dos equipamentos, do parque de campismo e acessórios.
Embora exista um número infindável de questões que todos nós temos em relação ao campismo, é possível ter umas férias relaxantes e confortáveis!

Escolha do parque de campismo - Escolha consoante o que pretende, o ideal é o camping ter boas condições e não ficar completamente isolado, pois pode sempre surgir algum problema inesperado e quanto mais isolado mais perigoso será. Se não pretende cozinhar o melhor é acampar num parque que tenha algum restaurante próximo. Além disso pode sempre escolher um parque simplesmente para descansar, mas hoje em dia já existem parques de campismo que proporcionam variadas atividades lúdicas aos visitantes.

Escolha um bom sítio para a tenda - Quando chegar ao local provavelmente vão existir infindáveis locais onde é possível montar a tenda. Mas não se precipite, escolha com atenção e procure preferencialmente um local plano e uniforme sem raízes no chão. Coloque-se, se possível, debaixo de uma árvore para conseguir aproveitar a sombra e veja se não é uma árvore de fruto para não ter surpresas desagradáveis. Se não encontra nenhum local do seu agrado não tenha vergonha e peça ajuda ao dono ou ao administrador.

Previsão do tempo - O ideal é acampar em dias de sol, é mais confortável e consegue aproveitar da melhor forma a natureza. Mas, se estiver a chover saiba que é necessário ter certos cuidados, deve comprar uma boa tenda impermeável e, em caso de não ter, compre plástico e ponha em cima da tenda para que não chova dentro desta.

Comprar uma boa tenda - É essencial ter uma boa tenda porque enquanto estiver a acampar a sua tenda será a sua casa e vai ter a função de o abrigar e proteger. Existem imensas à venda por isso informe-se antes da compra. Infelizmente a qualidade está diretamente relacionada com o preço, o nosso conselho é que invista sem receios numa boa tenda porque se procura ter umas férias descansadas é essencial preparar-se da melhor forma.

Tenda fechada - A regra é simples e básica, nunca deixe a sua tenda aberta porque os mosquitos não terão piedade e vão transformar as suas noites em pesadelo, para além de que é possível que entrem outro tipo de bichos como formigas e aranhas. Não obstante, pode fazer alergia a certos bichinhos. Tenha cuidado e usufrua de umas férias seguras.

Animais - Muitos parques de campismo possuem certos animais como os gatos, cavalos, galos entre outros que ficam soltos pelo camping. É comum que o parque não aceite animais dos visitantes porque já se encontram estes. Se sente medo em relação a algum animal o melhor é informar o administrador sobre essa questão.

Papel higiénico - Se não costuma acampar talvez não saiba que a maioria dos parques de campismo não disponibiliza papel higiénico para os visitantes. Parece algo básico, mas que faz toda a diferença. Por isso antes de chegar compre no supermercado mais próximo para não ter problemas mais tarde. Quando se acampa o papel higiénico pode ser muito útil em vários momentos como limpar ou secar coisas na tenda.

Extensão elétrica - A maioria dos parques disponibiliza tomadas para os campistas, mas elas nem sempre estão perto do sítio onde se tem a tenda. Então o melhor é acautelar-se e levar as suas próprias tomadas de casa e que tenham, preferencialmente, vários metros.

Canivete suiço - Pode ser de qualquer marca, o importante é que tenha mil funcionalidades para lhe ser mais útil. Assim quando precisar de abrir uma garrafa, tirar um espinho ou cortar alguma coisa, este pequeno utensílio vai ajudá-lo.

Isqueiro - Outro utensílio fundamental é o pequeno isqueiro, sendo que pode mesmo salvar-lhe em momentos de aflição como na hora de fazer o jantar. Guarde-o sempre no seu kit de equipamentos básicos para alguma situação de emergência. Além de que é leve, pequeno e fácil de transportar.

Lanterna - A lanterna será útil quando escurecer porque nem todos os parques possuem iluminação nas áreas das tendas. Se possível leve duas, uma de cabeça que se torna mais prática e outra de mão. Guarde-as sempre nos bolsos interiores da tenda em caso de emergência.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.