Terra de (bons) vinhos por excelência, Bordéus é uma cidade que alia o património histórico a uma cultura gastronómica assente no precioso néctar e nas especialidades da região. Mas é também uma urbe vibrante, onde não faltam lojas modernas, galerias de arte originais e toda uma panóplia de atrações que fazem do turismo uma aposta que tem vindo a ganhar dimensão.
Estas são 15 das coisas que deve (mesmo) fazer quando visitar esta metrópole francesa:
1. Visitar o Grand Théâtre
É uma das salas de espetáculo mais belas do mundo. Construída no século XVIII, surpreende pela arquitetura. É um dos pontos de passagem obrigatórios.
2. Caminhar no Espelho de Água
O espelho de água de Bordéus é o maior do mundo. Alterna entre repuxos de água e vapores e é um local de brincadeira para os mais pequenos, mas que também tem uma atmosfera muito romântica.
3. Percorrer a cidade a pé
É uma das melhores formas de a (re)descobrir. Pegue num mapa e percorra as suas avenidas, ruas e ruelas, para poder observar os mais de 350 monumentos históricos que inscreveram Bordéus no Património Mundial da UNESCO.
4. Ir ao CAPC
O Museu de Arte Contemporânea de Bordéus, instalado num antigo armazém que servia de entreposto comercial com as colónias e que guarda uma das mais ricas coleções de arte moderna e contemporânea de França, é um dos mais reputados da cidade.
5. Descobrir La Cité du Vin
Mais do que um museu, é um centro cultural onde o vinho é rei e senhor. La Cité du Vin (na imagem em baixo) a mais recente novidade da cidade e convida a uma viagem pela história e cultura do néctar dos deuses. Está situado nas margens do Rio Garonne e o edifício simboliza o movimento do vinho no copo.
Veja na página seguinte: Chocolates, vinhos, queijos e gelados para saborear
6. Provar os chocolates da Mademoiselle de Margaux
Mademoiselle de Margaux é uma chocolataria, criada em 1969, mas está muito associada aos vinhos e, por isso, não é de estranhar que o seu chocolate mais famoso, o Sarments du Médoc, tenha a forma curiosa de brotos de vinha. Na verdade, essa sua forma ficou a dever-se a um erro de uma máquina, mas o resultado final agradou tanto que os chocolateiros decidiram, naquele momento, que aquele seria o seu novo chocolate.
7. Comprar vinho
L’Intendant é outro dos pontos de passagem obrigatórios. Ir a Bordéus sem trazer uma garrafa de vinho da região é quase impossível, por isso, entre na L’Intendant, uma loja dividida em quatro pisos onde vai encontrar certamente o que procura. No piso térreo, encontra os vinhos a menos 20 € e depois à medida que vai subindo vai encontrando os vinhos mais exclusivos.
8. Comer queijo
As queijarias francesas são sempre magníficas, mas esta é especialíssima. A proprietária da Fromagerie Deruelle é uma entendida em queijos e não há pergunta que não saiba responder, conseguindo até dar sugestões de vinhos para degustar com os queijos. Os queijos de ovelha da Borgonha são a grande especialidade desta casa.
9. Sentir o aroma da cidade
Nez Insurgé é uma pequena perfumaria, onde se vai lembrar do livro «O Perfume» de Patrick Süskind. É conhecida pelas fragrâncias pouco convencionais, sendo a Rien d'Etat Libre d'Orange a mais procurada. Mas aproveite para sentir o aroma de outras igualmente irresistíveis. Dorothée Duret, a dona, é uma contadora de histórias exímia.
10. Beber um chá com uma vista sublime
A carta parece um jornal e as árvores dão-lhe um ar de jardim, apesar de ser um espaço interior, pormenores que tornam este bar muito original. L’Autre Petit Bois é o local ideal para ir tomar um chá ou um chocolate quente a meio da tarde e, se conseguir, sente-se ao pé da janela para ver a Praça do Parlamento, uma das mais bonitas da cidade.
11. Degustar um gelado
Sorbet D’Amour é uma das gelatarias favoritas dos locais. A arte de fazer gelado desta casa remonta ao ano de 1935. Tudo começou em Arcachon, mas desde que se fixou em Bordéus, há seis anos, tornaram-se nos gelados e sorvetes mais famosos da cidade. Este ano, os sabores novidade são o chocolate de leite com lima e manguanilla (manga e baunilha). Deliciosos!
12. Saborear as novas ofertas gastronómicas
Verde Nero é um salão de chá, um café que faz a sua própria torrefação, uma boutique e uma galeria de arte. Prove as bagels e as frutas biológicas. Serve refeições rápidas com selo orgânico e os batidos são divinais.
13. Partir à descoberta do vinho
Conhecer os châteaux onde nasce o vinho de Bordéus é outra das atividades incontornáveis. Há mais de 60 circuitos que pode fazer em toda a região, descobrindo as vinhas, as adegas e os wine bars que tanto estão na moda agora. Os campos de videira de Saint-Emilion (na imagem em baixo) figuram entre os mais procurados pelos turistas.
Veja na página seguinte: O restaurante de piratas que vai surpreender toda a família
14. Procurar antiguidades
Os antiquários da sedutora Rue Bouffard e da boémia zona de Saint-Michel valem uma visita atenta. No bairro dos Chartrons e na Rue Notre Dame, a escolha é grande. Nos últimos anos, foram também muitas as galerias de arte que abriram portas na cidade. Percorra-as e descubra propostas artísticas nem sempre consensuais nos gostos nem nas críticas.
15. Jantar num restaurante de piratas
Escale des Pirates é um original restaurante temático que toda a família vai adorar. Localizado em Mérignac, nos arredores de Bordéus, ocupa uma área de 1.500 m2 e integra duas salas com ambientes diferentes. Além das refeições, com menus especiais, há animação com piratas, espetáculos, jogos e muita diversão. Aberto todos os dias, é o local perfeito para regressar ao passado, desfrutando de momentos que ficarão certamente na memória de todos.
Texto: Rita Caetano com Luis Batista Gonçalves (edição) e Thinkstock e Tourisme de Bordeaux (fotografias)
Comentários