2020 marcou um momento histórico. Será para sempre estudado e recordado como o ano que provou que o mundo não estava preparado para as alterações provocadas pelo impacto que o novo coronavírus teve e continua a ter em todo o planeta. O livro "A psicologia da pandemia - Compreender e enfrentar a COVID-19", com coordenação do psicólogo forense Mauro Paulino e do psicólogo clínico Rodrigo Dumas-Diniz, publicado pela editora Pactor, aborda os impactos da doença aos mais diferentes níveis.

Perante uma proliferação de conteúdos, de acontecimentos, de notícias falsas e de publicações em revistas da especialidade, algumas delas sem revisão e, por conseguinte, fragilizadas cientificamente, os coordenadores desta obra reuniram um grupo de mais de 30 profissionais, de áreas como a medicina, a enfermagem, a sociologia, o serviço social, o direito e a psicologia, que se arriscaram a pensar, a aprofundar e a escrever, de forma séria e criteriosa, com base no conhecimento científico atual, sobre um tema que é novo.

Este livro aborda temáticas urgentes como a gestão clínica da pandemia, as reações psicológicas, as complicações (neuro)psiquiátricas, as intervenções psicológicas e psicossociais e as pluralidades familiares, como é o caso das crianças com pais separados ou divorciados, dos agregados marcados por violência doméstica e/ou dos lares com animais de companhia. Esta obra aponta ainda importantes orientações que, de futuro, segundo os autores, poderão servir como aprendizagem na gestão de novas pandemias.

Tínhamos cinco exemplares de "A psicologia da pandemia - Compreender e enfrentar a COVID-19", publicado pela editora Pactor, no valor de 23,30 €, para oferecer. Os vencedores deste passatempo são:

João Carlos da Silva (Estremoz)
Inês Isabel Falcão (Castelo Branco)
Ricardo Manuel Guedes (Linda-a-Velha)
Andreia Filipa Rosa (Maceira)
Íris Catarina Lima (Fânzeres)

Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou.

O SAPO Lifestyle assegura apenas a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, na entrega de prémios nem nas demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos adicionais, por favor contacte modernlife@howmedia.pt. NUNCA UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.