O Dia Mundial de Brincar na Areia surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos da América como “Play in the Sand Day”, mas rapidamente a efeméride foi adotada por outros países, incluindo Portugal.

Neste dia costumam realizar-se concursos de esculturas na areia, jogos de futebol ou voleibol na praia e até caminhadas, mas existem muitas mais atividades que pode fazer com as crianças.

Como brincar neste dia?

Esta data é a desculpa ideal para levar os miúdos à praia e brincar em família, porque afinal brincar na areia pode ser para qualquer idade. quem sabe se não constroem a melhor escultura de areia alguma vez vista! A imaginação e a criatividade darão, com certeza, asas ao projeto.

Esta é também uma oportunidade excelente para visitar uma cidade de areia, na Lagoa, a Sul, onde além de estar rodeado de obras impressionantes. Vai poder colocar mãos à obra, em oficinas, e passar um dia diferente em família!

Vem aí o Dia Mundial de Brincar na Areia: já sabe como celebrar?

Outro lugar incrível para conhecer neste dia é o My Candy Beach – Um Bar de Praia Rosa, em Vilamoura. Um verdadeiro oásis onde vai poder brincar com areia cor de rosa!

Vem aí o Dia Mundial de Brincar na Areia: já sabe como celebrar?

Pode aproveitar os momentos na areia para aprimorar as capacidades dos mais pequenos. Ajude o seu filho a aperfeiçoar a letra, ou a fazer desenhos na areia. Esta acaba por ser uma forma saudável e divertida de treinar.

E por que não celebrar o Dia Mundial de Brincar na Areia entre a terra e o mar? Aprecie uma paisagem extensa e arenosa, na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Hora de aprender

Há algumas curiosidades sobre a areia que pode transmitir aos miúdos a propósito deste dia: a areia é constituída de pedras e conchas que foram degastadas pela natureza em pequenos grãos; a areia é quase puramente quartzo; as pedras, os seixos e as areias nas praias são lá colocadas pelas ondas; a areia das ilhas e de locais tropicais é muita rica em cálcio, uma vez que as conchas são transformadas em areia nesses locais.

Peguem nas pás e nos baldes, coloquem mãos à obra e divirtam-se!