Os dias que gozamos na Páscoa sempre foram um bom pretexto para fugir à rotina. É também uma forma de celebrar a quadra e experienciar as suas tradições. A pensar nisso, elegemos três destinos para que relaxe e celebre a Páscoa da melhor maneira.
Castelo de Vide
Prepare-se para um fim de semana em cheio! Aqui, a Páscoa é vivida a 100% por todos e as tradições são emblemáticas.
Na sexta-feira Santa visite a Igreja do Calvário e aprecie a imagem de Nossa Senhora das Dores. A seguir dê um salto até à Feira do Livro de Castelo de Vide e por fim delicie-se com a gastronomia pascal num dos restaurantes típicos. E, caso não coma carne, como manda a tradição, pode optar pela açorda ou alhada de cação.
No sábado Aleluia tem também o que fazer: a Benção dos Borregos às 09:00, as provas da doçaria tradicional e conventual, onde se pode deliciar com as boleimas e queijadas, e a Vigília Pascal e Chocalhada que o vai fazer percorrer as ruas de Castelo de Vide.
No domingo de Páscoa participe na Procissão da Ressurreição e aproveite para saborear pratos como o sarapatel, cabrito de cachafrito ou ensopado de borrego.
Finalmente, na segunda-feira, pode celebrar a Festa da Senhora da Luz e lanchar junto à Barragem de Póvoa e Meadas, um belo folar.
Braga
A cidade é igualmente conhecida pela sua tradição pascal. Na sexta-feira Santa pode contar com celebrações religiosas como o Ofício de Laudes, a Celebração da Morte do Senhor, a Procissão do Enterro do Senhor e espetáculos/concertos como o Auto da Paixão.
No sábado, o Ofício de Laudes, a Vigília Pascal e a Procissão da Ressurreição são os protagonistas e no dia seguinte, cabe à Missa Solene do Domingo de Páscoa e ao Compasso Pascal, o papel principal.
No meio disto tudo não se esqueça de se deliciar com aqueles que são os expoentes máximos da gastronomia bracarense: bacalhau à Braga e o pudim Abade de Priscos.
Óbidos
O programa religioso e cultural da vila é igualmente tentador e vasto. A sexta-feira Santa começa com o Ofício de Leituras e Laudes, passando pela Celebração da Paixão do Senhor e acabando com a Procissão do Enterro do Senhor.
No sábado, após o Ofício de Leituras e Laudes, há o Concerto Cântico do Sol de São Francisco e ao início da noite a Vigília Pascal. Para o domingo está reservado o Dia de Páscoa da Ressurreição e a Missa da Ressurreição.
Como queremos que tenha energia para tudo, nada como beber umas ginginhas em copo de chocolate e aproveitar os bons pratos de peixe e marisco.
Comentários