
A sua originalidade, serviços, inovação e impacto no desenvolvimento da região do Douro, valeram ao Ventozelo Hotel & Quinta o prémio que este ano foi disputado entre um total de 447 projetos de enoturismo de vários pontos do mundo.
A atribuição dos prémios Best of Wine Tourism é uma iniciativa que existe desde 2003, organizada pela Great Wine Capitals Global Network, uma rede de cooperação internacional que reúne atualmente 11 cidades de diferentes geografias e que têm em comum um bem económico e cultural: as suas regiões vitivinícolas internacionalmente reconhecidas.

O município do Porto faz parte da referida lista - representando as regiões dos Vinhos do Douro, Porto e Vinhos Verdes – lado a lado com Adelaide, Bilbao, Bordéus, Cidade do Cabo, Lausanne, Mainz, Mendoza, São Francisco/Napa Valley, Valparaíso e Verona.
Este concurso divide-se em dois momentos: primeiro, uma competição regional que tem por objetivo premiar empresas que desenvolvam atividades de enoturismo em cada uma das cidades-membro da Great Wine Capitals Global Network. A excelência das suas instalações e serviços são avaliadas nas categorias de Alojamento, Restaurantes Vínicos, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras, Serviços e Práticas Sustentáveis. Dentro da região do Porto, Ventozelo Hotel e Quinta foi o vencedor regional desta edição na categoria de Arquitetura e Paisagem.

Os vencedores regionais de cada uma destas categorias entram depois numa segunda fase, a da competição internacional, sendo candidatos a um prémio Global que é atribuído aos dez melhores projetos a nível mundial, por um júri composto por representantes de todas as cidades/regiões membro desta rede. Com morada no Douro, o Ventozelo Hotel & Quinta foi anunciado como um dos vencedores internacionais dos Best of Wine Tourism 2022, numa cerimónia das Great Wine Capitals que se realizou em Mainz, na Alemanha.

Em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, no concelho de São João da Pesqueira, a Quinta de Ventozelo é uma das maiores e mais antigas do Douro, com uma área de 400 hectares, 200 dos quais de vinha. Com mais de 500 anos de história, Ventozelo alargou a sua principal atividade - ligada à produção agrícola e vinícola - ao enoturismo e à hotelaria. Com 29 quartos, restaurante, provas de vinhos, centro interpretativo, percursos pedestres, atividades de turismo de natureza e cinegéticas, Ventozelo Hotel & Quinta oferece um conjunto de experiências ligadas à ruralidade, nomeadamente à vinha e ao vinho, à gastronomia, à paisagem, à história e aos saberes do Douro.
Comentários