Para celebrar os seus 80 anos, Giancarlo Giammeti decidiu celebrar o seu aniversário com uma festa de arromba em terras lusas. O ex-companheiro e sócio do famoso designer de moda Valentino Garavani, que nasceu a 5 de fevereiro, optou por antecipar os festejos e organizar um luxuoso baile de gala em Lisboa.

Acompanhado de Valentino e do seu núcleo de familiares e amigos mais próximos, Giammetti chegou à capital no dia 2 para um fim de semana de arromba e fez questão de mostrar tudo nas redes sociais.

O Palácio dos Marqueses da Fronteira, em Benfica, foi o local escolhido para o ‘Tiara Ball’: um baile temático que contou com a presença da it-girl Olivia Palermo, o modelo Johannes Huebl, a supermodelo Natália Vodianova e Naty Bascal, ex-modelo e musa de Valentino.

Hospedados no Pestana Palace, muitos dos amigos de Giancarlo e Valentino aproveitaram para visitar alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade, como é o caso da Feira da Ladra, do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Ponte 25 de abril. Houve ainda tempo para se deliciarem com a gastronomia portuguesa no Gambrinus e Aqui Há Peixe, que estão entre os melhores restaurantes da capital e já são sítios de paragem obrigatória para o clã.

Tal como foi possível ver nas redes sociais dos convidados, o bolo contou com a assinatura de Joana Vasconcelos, que incorporou diversos corações de Viana na decoração.

O fim de semana terminou em beleza com uma festa no atelier da artista plástica que contou com a atuação da fadista Celeste Rodrigues e um jantar de aniversário no restaurante JNcQUOI localizado numa das avenidas mais chiques da capital.

Em abril do ano passado, Valentino Garavani, considerado um dos maiores designers da indústria da moda, veio passar a Páscoa a Lisboa. Apesar de o estilista italiano ser reservado no que toca à sua vida pessoal, a sua visita não passou despercebida a quem segue a conta de Instagram de Giancarlo Giammetti e Carlos Souza, embaixador da marca, que o acompanharam nesta viagem.

Conhecido pela sua tradição gastronómica, o designer de 85 anos aproveitou para almoçar no restaurante Aqui Há Peixe, localizado no Chiado, onde o peixe é a maior especialidade. Para além do Mosteiro dos Jerónimos e da Igreja de Santo António de Lisboa, Valentino aproveitou para visitar o santuário de Fátima no domingo de Páscoa.

A Quinta da Bacalhôa, conhecida pela sua produção de vinhos, o Mercado da Ribeira e o Museu Berardo foram outros dos locais por onde o grupo do estilista fez questão de passar durante a sua estadia em terras lusas que ainda contou com uma ida aos fados.

Também Riccardo Tisci, que no início do ano deixou o cargo de diretor criativo da Givenchy, aproveitou esta época festiva para viajar até Lisboa. Hospedado no Pestana Palace Hotel, o designer italiano não se coibiu de publicar diversas imagens nas redes sociais.

Durante a sua estadia na capital, Tisci aproveitou para visitar a Sé de Lisboa, classificada como monumento nacional, o santuário de Fátima e estar com alguns amigos como é o caso do modelo português Jonathan Sampaio.

“Obrigada Pestana Palace pela estadia incrível em lisboa”, escreveu o estilista de 43 anos na sua página oficial do Instagram.

Mas estes não são os únicos exemplos. O designer Christian Louboutin, conhecido por dar vida aos famosos sapatos com as solas vermelhas, também já se rendeu aos encantos do nosso país. Mas o que o fez apaixonar-se por Portugal, onde passa cerca de três meses por ano e desenha as coleções de inverno?

"A natureza. E os jardins. Nessa primeira vez fiquei também no Palácio de Seteais, em Sintra. Sempre adorei jardins e há algo nos jardins portugueses, são dos mais bonitos do mundo. Também adoro azulejos, por isso é um país feito à minha medida", referiu numa entrevista ao jornal Expresso, em 2016. "As pessoas são muito simpáticas e sinto-me cada vez mais confortável aqui. Estou em paz quando estou a desenhar cá. Consigo concentrar-me, estou num casulo que adoro. E a comida é ótima [risos]."

Neste momento, Louboutin já conta com três imóveis em solo português: uma casa em Melides, no Alentejo, outra na Comporta e a mais recente na zona de Alfama.

O futebolista inglês David Beckham ainda não tem uma casa em Portugal, mas ao que parece é um grande fã da capital. Após em outubro de 2015 ter dado o corpo e cara pela campanha de primavera da H&M, que foi filmada em locais como o hotel Pestana Palace, Cais do Sodré e Praça do Sodré, Beckham parece ter gostado da experiência que resolveu repetir desta vez a título pessoal.

Na sua página de Instagram, onde já tinha elogiado a Figaro's, o antigo jogador do Manchester United publicou uma imagem onde surge a cortar o cabelo na barbearia especializada em cortes clássicos masculinos e que está localizada no nº 39 da Rua do Alecrim. "É sempre bom voltar à Figaro's com o Fábio... E estar no país dos campeões europeus...", escreveu.

No verão do 2016 e de férias em Formentera, Stefano Gabbana resolveu dar um salto até Portugal de forma a poder visitar o santuário de Fátima. O designer, que juntamente com Domenico Dolce compõe a dupla de criadores Dolce & Gabbana, fez diversas publicações nas redes sociais.

A visita não é de estranhar uma vez que Stefano é um devoto da Nossa Senhora de Fátima, tendo chegado a fazer, em 2013, uma coleção masculina com diversas referências às Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos.

Tendo em conta as recentes distinções que Lisboa tem recebido por parte de diversos meios internacionais não é dificil perceber a razão por que Lisboa é considerado um dos destinos de eleição de tantos estrangeiros. Recorde-se que em 2017 a CNN elegeu Lisboa como a 'Capital mais cool da Europa' sendo que o jornal britânico The Guardian também não poupou nos elogios, descrevendo-a como um exemplo extraordinário daquilo a que se pode chamar urbanismo Monocle.