As (más) notícias sucedem-se a uma velocidade galopante. "Turistas são vítimas de arrastão em frente a um dos hotéis mais luxuosos do Rio", "Turista alemão morre esfaqueado após tentativa de assalto no Rio", "Leblon e Ipanema vivem noite de assaltos" ou ainda "Moradores e turistas reclamam da falta de policiamento no Rio" são apenas alguns dos (muitos) títulos sobre a insegurança na cidade publicados nos últimos meses.

Na maioria dos casos, as fotografias que os acompanham não são propriamente reveladoras mas um vídeo amador, que se está a tornar viral e que o Modern Life aqui lhe mostra, permite ter uma noção mais clara dos episódios de violência que marcam muitos dos assaltos a turistas nesta cidade do Brasil, muitos deles perpetrados por menores sem escrúpulos. Uma realidade que um visitante estrangeiro conseguiu filmar.

Só nas redes sociais de um dos primeiros sites a divulgar a gravação, o vídeo já soma mais de 1,4 milhões de visualizações. Indignados e chocados, são muitos os que criticam a violência que é mostrada. "É um comportamento bárbaro", condena Martha Nelson. "Eu vivi lá até aos meus 36 anos e há trabalho para todos os que querem viver de maneira honesta", garante. Gessica Alves, que reside em São Paulo, constatou-o in loco.

"Tentaram assaltar-me quando lá estive", assegura. "É o que acontece quando as leis não funcionam e as pessoas não têm medo de Deus", opina Miromil Fayziev. "A culpa é do governo", critica ainda David Persaud. "Não vão lá. Não é seguro", garante Louise Stapel. Em fevereiro, antes do Carnaval, o porta-voz da Polícia Militar, Ivan Blaz, pediu aos turistas que não exibissem joias nem telemóveis e aconselhou-os a evitar as selfies.