1. Escolher um fato

Carnaval não é Carnaval sem uma vestimenta a rigor. Quer prefira máscaras ou fatos completos, o Entrudo manda sair da rotina e entrar no mundo da fantasia. Lojas como a Mascarilha, com pontos de venda em Lisboa, Parede, Porto e Coimbra (e um desconto especial!), ou a Misterius em São João da Talha abrem as suas portas aos foliões durante esta altura do ano.

Para os mais criativos, os trabalhos manuais são o segredo por detrás da máscara ideal. Procure um molde que lhe sirva de inspiração e deite mãos à obra.

Manual de sobrevivência ao Carnaval: 5 dicas para preparar a altura mais festiva do ano

2. Hora das decorações

Com todos mascarados, falta dar ao lar um ar mais festivo. Grinaldas, ornamentos e pratos decorativos podem ajudar a trazer o calor do Carnaval para a sua casa. Os miúdos entusiasmam-se e os graúdos têm o cenário perfeito para, quem sabe, dar um passinho de dança. A Máscaras & Festas em Lombos do Sul e A Casa do Carnaval em Benfica fornecem, além de disfarces, decorações que vão desde as tradicionais serpentinas ao fogo de artificio.

Manual de sobrevivência ao Carnaval: 5 dicas para preparar a altura mais festiva do ano

3. Música, maestro

Há que dar música às celebrações. Num Carnaval à moda do Rio de Janeiro, um samba ou as famosas marchas têm de marcar presença. A música tradicional portuguesa também é uma das grandes estrelas da data, cheia de ritmos contagiantes. Com uma playlist conjunta, familiares e amigos podem adicionar as suas sugestões, contribuindo para um Carnaval, sem dúvida, único.

Manual de sobrevivência ao Carnaval: 5 dicas para preparar a altura mais festiva do ano

4. Carnaval tradicional

O Carnaval está bem vivo nas ruas de Portugal. Por todo o país, as ruas enchem-se de desfiles, mascarados e caricaturas, trazendo animação ao início de mais um ano. No Norte, em Macedo de Cavaleiro, os Caretos de Podence fazem o “Entrudo chocalheiro”, correndo atrás das raparigas. Em Torres Vedras, desfrute do “Carnaval mais português de Portugal”, conhecido pelos carros alegóricos e pelas matrafonas. Já no Sul, o Carnaval ganha contornos do outro lado do Atlântico, com o desfile de várias escolas de samba em Loulé.

Manual de sobrevivência ao Carnaval: 5 dicas para preparar a altura mais festiva do ano
Carnaval de Torres Vedras / Divulgação

5. Preparar iguarias

Em qualquer festa, o estômago é o grande convidado de honra. Durante o Carnaval, as malassadas fazem as delícias dos madeirenses, normalmente regadas com molho de cana-de-açúcar. Ainda dentro dos doces, a sericaia algarvia é de comer e chorar por mais. Um bom cozido à portuguesa ou um caldo verde são opções comuns para os pratos principais antes da Quaresma.

Manual de sobrevivência ao Carnaval: 5 dicas para preparar a altura mais festiva do ano
TeleCulinária

6. Oficinas de Carnaval

Viva um Carnaval como nunca o viveu! Que tal experimentar um destes eventos? Dance até não poder mais no Baile de Carnaval do LU.CA ou participe no Desafio de Carnaval do Cuquedo, na Quinta do Pisão com direito a pinturas faciais! Brinque ao tempo dos reis no Museu do Tesouro Real e não perca o Concerto de Carnaval na Casa da Música. Se estiver pelas Aldeias do Xisto de Góis aventure-se em família na Corrida do Entrudo. Bom Carnaval!

Manual de sobrevivência ao Carnaval: dicas para preparar a altura mais festiva do ano

Só mais uma coisinha...

Fevereiro é um mês mais curto, mas não faltam ideias para fazer com as crianças! Aproveite os momentos ao ar livre, junte a família e amigos e divirta-se "a valer" com estas sugestões! Não faltam ideias para animar a pequenada com a agenda da Estrelas & Ouriços. Bom fim de semana!

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.