Alexandra Roeger disse à Lusa que a abertura das duas praias está apenas dependente do parecer final por parte da Capitania de Viana do Castelo. “Uma será entre a praias da Couve e da Ramalha, na Apúlia, e a outra entre as praias de Suave Mar e Cepães, nas Marinhas”, acrescentou a autarca.
Atualmente existem apenas duas praias onde é permitido estar legalmente acompanhado por estes animais.
As praias disporão de sinalética e de um circuito de limpeza, com depósitos para dejetos caninos. “Até ao final deste mês, contamos ter tudo pronto”, disse ainda Alexandra Roeger.
E uma ambulância exclusiva
Apresentado em maio, o Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal contempla ainda uma ambulância exclusiva para socorro a cães e gatos, colocada nos Bombeiros Voluntários de Fão.
Abrange também um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, que visa essencialmente a esterilização dos animais errantes, abandonados e encaminhados para adoção.
Está ainda previsto um “parque de agility”, no centro da cidade, onde os cães poderão interagir sem trela.
Campanhas de adoção e projetos de intervenção social em que os animais terão papel de destaque junto de grupos de risco como idosos, pessoas com deficiência e crianças com necessidades educativas especiais, são outros dos destaques do plano.
Comentários