A animação começa na noite de sábado, com o "Lu(g)ar de Estátuas", que reunirá 21 "estátuas" premiadas pelos júris nas anteriores edições do Encontro. No total, a edição deste ano conta com 40 "estátuas vivas" a concurso, às quais se juntam convidados provenientes da Ucrânia, Bélgica, Polónia, Inglaterra e Espanha.

Destaque ainda para a participação especial de António Gomes dos Santos, recordista mundial, que aguentou 20 horas em modo estátua, e que estará presente com duas das suas criações e também como membro do júri.

O Encontro de Estátuas Vivas, organizado pela Câmara Municipal de Espinho, permite uma aproximação da arte ao quotidiano em que os "homens estátua" não param de surpreender o público, com muito rigor técnico e uma rara beleza plástica das criações.

No final do Encontro, distinguido pela organização como o mais antigo a nível mundial, serão atribuídos os prémios: "Prémio Especial do Júri", "Prémio Revelação" e "Prémio do Júri". O público também será convidado a escolher a sua estátua favorita, que será eleita com o "Prémio do Público".

Ao longo dos seus 22 anos de existência, o evento de Espinho permitiu, segundo a autarquia, que esta arte performativa ganhasse outra visibilidade a nível nacional e internacional, potenciando o aparecimento de novos criadores e artistas.

Programa:

Lu(g)ar de Estátuas
9 jun.: 21h-23h

Encontro Internacional Estátuas Vivas
10 jun.: 15h-18h

Parque João de Deus
9 jun.: 21h-23h, 10 jun.: 15-18h

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.