O Teatro Miguel Franco, em Leiria, recebe um espetáculo dedicado aos bebés – Fado de Biberão. Um concerto de guitarras com Ricardo Parreira e Vânia Conde. O concerto decorre no dia 13 de setembro, às 15:30 e às 17:00.

Mais informações

https://www.teatrojlsilva.pt/evento/fado-de-biberao/


No mês de setembro, a atividade no Museu das Comunicações, em Lisboa, tem por tema o “Labirinto das curiosidades”. Um labirinto que começa na exposição “Vencer a Distância” e onde cada família, com as pistas que lhe serão dadas, irá partir à descoberta de objetos que podem ser encontrados ao longo da exposição e responder a diversos desafios, como: Quem inventou o telefone? Quando começaram as imagens em 3D? Destinada a famílias com crianças entre os 06 e os 12 anos, a atividade decorre nos dias 05, 12, 19 e 26 de setembro, às 14:00.

Mais informações

https://www.fpc.pt/agenda-evento/atividade-para-familias-labirinto-das-curiosidades/


“Oficina de Máscaras” é a proposta do Museu da Farmácia, em Lisboa. A atividade tem por base uma visita guiada à exposição “Um Mundo de Máscaras”, onde os participantes ficam a conhecer as várias utilizações das máscaras ao longo da história da humanidade. De seguida, os participantes (maiores de 05 anos acompanhados por um adulto) vão decorar uma máscara.
Esta atividade decorre nos dias 05 e 19 de setembro, às 15:00.

Mais informações

https://www.facebook.com/museufarmacia


O Museu da Farmácia de Lisboa e do Porto propõe a realização do atelier “Brigada Antivírus”, que ensina às crianças (maiores de 05 anos + 01 adulto) a importância de terem as mãos bem lavadas para se protegerem dos vírus. As crianças vão aprender como os vírus se transmitem, conhecer formas de evitar a contaminação por microrganismos e compreender a razão pela qual devemos cobrir a boca e o nariz quando espirramos ou tossimos. A atividade termina com as crianças a fabricarem o seu próprio álcool gel.
O atelier decorre nos dias 12 e 26 de setembro, às 15:00, em simultâneo nas duas cidades.

Mais informações

https://www.facebook.com/museufarmacia


O Museu do Oriente, em Lisboa, realiza uma atividade para bebés (12 aos 36 meses) – “Linha a Linha”. Com coloridos fios, vão desenrolar, enrolar, embaraçar, desembaraçar, para no final criar. Entre outros objetivos, pretende-se com esta atividade estimular a observação quer da cor, quer de movimentos. A atividade ocorre no dia 12 de setembro, às 11:30.

Mais informações

http://www.museudooriente.pt/3983/linhas-e-mais-linhas--.htm


“Enigmas do Palácio” decorre no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, no dia 27 de setembro, às 15:00.
Para maiores de 05 anos, esta atividade decorre na companhia de anfitriões de outros tempos. Os participantes são desafiados, em diferentes momentos da visita, a escolher entre dois símbolos ligados à história do Palácio de Queluz. Cada símbolo escolhido determinará o rumo desta viagem de descoberta do palácio, ao longo da qual os convidados também são surpreendidos por apontamentos de animação época.

Mais informações

www.parquesdesintra.pt


“Descobrir a quinta com o burro e a galinha” é o que vai acontecer no dia 26 setembro, às 15:00.

Para crianças dos 06 aos 12 anos, a atividade decorre na Quintinha de Monserrate, em Sintra. Pistas, enigmas e curiosidades muito divertidas conduzem os participantes à descoberta de todos os recantos e encantos da Quintinha de Monserrate e a desvendar os segredos da vida no campo.

Mais informações

www.parquesdesintra.pt


O Palácio Nacional de Sintra espera pelos mais novos para uma visita encenada “No Palácio de Sintra com a Rainha”.
Para crianças maiores de 04 anos, a visita decorre no dia 26 setembro, às 15:00.

Nesta visita encenada e muito divertida, os participantes são convidados a acompanhar a Rainha D. Maria Pia, numa visita aos seus aposentos no Palácio Nacional de Sintra, recentemente inaugurados, e a ouvir contar, na primeira pessoa, como era ali passado o tempo em família, como eram recebidos os ilustres convidados, entre muitas outras curiosidades que irão ser reveladas.

Mais informações

www.parquesdesintra.pt


Famílias na Floresta é a proposta dos Parques de Sintra, para uma divertida manhã.

Marcada para o dia 19 setembro às 11:00 na Quintinha de Monserrate/Tapada de Monserrate.

Uma oportunidade para as famílias partirem à descoberta da natureza, onde haverá tempo e lugar para correr, trepar, jogar, dar asas à criatividade e fazer abrigos e obras de arte com elementos naturais.

Indicada para crianças dos 04 aos 12 anos.

Mais informações

www.parquesdesintra.pt


Os Parques de Sintra organizam um 'peddy-paper' no Parque de Monserrate, destinada a famílias com crianças, entre os 06 e os 12 anos, decorre no dia 19 de setembro.

Trata-se de uma atividade de exploração do Parque e do Centro de Interpretação da Natureza de Monserrate, através da qual participantes são desafiados a aprender com segredos a serem revelados através da resolução de enigmas, charadas e filmes didáticos.

Mais informações

www.parquesdesintra.pt


Cinema Paraíso é a proposta da Fundação Eugénio de Almeida em Évora, para animar os sábados de verão, até 12 de setembro, com a exibição de filmes para toda a família.

O ciclo de cinema ao ar livre apresenta filmes de Charlie Chaplin, Roscoe ‘Fatty’ Arbuckle, Buster Keaton, Jacques Tati e muitos outros. Com entrada livre, as sessões decorrem, às 21:30, no Centro de Arte e Cultura, Jardim Tardoz.

Mais informações

https://www.fea.pt/centrodearteecultura/cinemaparaiso


Bilhetes grátis no Pavilhão do Conhecimento. Oferta de 1 bilhete de criança (até 11 anos inclusive) na comora de 1 bilhete de adulto até 21 de setembro. A campanha “Verão é no Pavilhão” foi pensada para toda a família para que em conjunto se possam divertir num espaço de 400m com centenas de módulos interativos e experiências divertidas.

Mais informações

https://www.pavconhecimento.pt/ticketoffice/


O Académico de Torres Vedras apresenta a Hora dos Monstros, onde são contadas as histórias do Livro dos Monstros.

Às terças e quintas-feiras, até outubro, às 21:30 as histórias são transmitidas no facebook do ATV.

Mais informações

https://www.facebook.com/ACADEMICODETORRESVEDRAS/posts/10157532671873196


O Museu da Carris propõe um passeio por Lisboa no Elétrico 28, através de uma viagem virtual, onde se pode conhecer alguns dos locais mais interessantes do património histórico e arquitetónico da capital portuguesa. O percurso começa no Largo Martim Moniz, passa por Alfama, pela Sé, Rua da Conceição, Chiado, Basílica da Estrela e termina no Largo dos Prazeres.

Mais informações

https://www.youtube.com/watch?v=UrBT4JN0O5M&feature=youtu.be


O Museu dos Transportes e Comunicações - Alfândega do Porto partilha, através do seu site e das redes sociais, conteúdos que permitem conhecer a história do Edifício da Alfândega (em processo de Classificação como Monumento de Interesse Nacional), as suas coleções e exposições.

O conto “Zé do Saco: o contrabandista”, novelas aduaneiras, histórias sobre peças das suas coleções, jogos para os mais novos (puzzles e sopa de letras), pequenas visitas virtuais ao Edifício e exposições, são algumas das partilhas disponíveis.

Mais informações

http://www.amtc.pt/
https://www.facebook.com/MuseuDosTransportesEComunicacoes


O site da União Europeia (UE) disponibiliza um conjunto de atividades para entreter os mais novos - puzzles sobre países ou línguas, adivinhas, quizzes de história, geografia e cultura, jogos de bandeiras e o significado das suas cores, monumentos e sítios famosos, jogos de tabuleiro inspirados na ação climática e até um jogo sustentável onde podemos construir uma cidade amiga do ambiente.

A ideia é entreter, testar conhecimentos e também aprender um pouco mais sobre os 27 países que fazem parte da UE. A maioria dos jogos é para brincar online, com elementos interativos, mas há também a possibilidade de imprimir mapas da Europa para colorir ou folhas para um “quantos-queres” de factos históricos, em várias línguas.

Mais informações

https://europa.eu/learning-corner/play-games_pt


A editora Ideias com História criou um site dirigido especificamente a crianças e jovens, denominado CoronaKids, em parceria com a Direção-Geral de Saúde, e criou um jogo online, denominado "STOP Contágio". No site, os mais novos vão encontrar informação útil sobre o vírus, livros, atividades, jogos e vídeos.

Mais informações

www.coronakids.pt


"Manual de primeiros socorros para pais e filhos" é o novo livro editado pela Ideias com História centrado na temática da covid-19. Divertido e com exercícios práticos, o livro é dedicado aos pais/cuidadores e às crianças, que vivem agora uma realidade nova, fechados em casa.

Da autoria da psicóloga Rute Agulhas e com ilustrações de Joana M. Gomes livro promove a saúde mental dos pais e ajuda as crianças a lidar com algumas alterações emocionais ou de comportamento. Através da construção de uma caixa de primeiros socorros apenas com objetos caseiros, o livro apresenta divertidas receitas para lidar com as birras, a tristeza, os pesadelos, a agressividade e o uso abusivo das tecnologias.

Versão gratuita em pdf e versão impressa disponível na loja online da editora - Editora Ideias com História.

Mais informações

https://778303d6-81d9-4ffa-a1ea-34f147e293d1.usrfiles.com/ugd/778303_4301429a405940e9a8ebecedc246a53a.pdf


O Gabinete de Educação da ESA (Agência Espacial Europeia) lançou o “Expedition: Home”, um site completo para crianças e pais fazerem atividades divertidas baseadas no espaço.

O mini-site oferece diversas atividades (dos 03 aos 18 anos) - construir, experimentar, mover, observar, desenhar e colorir, programar e explorar; mini-aulas para os exploradores mais jovens; conhecer um especialista da ESA cada semana e aprender sobre o seu trabalho e participar nos Desafios Espaciais Semanais.

Mais informações

https://www.facebook.com/ESAEducation/


Para quem gosta de pintar, o site Colorir Online oferece uma grande diversidade de imagens de princesa, dinossauros, desportos, sereias e piratas para os mas novos se entreterem enquanto estão por casa.

Mais informações

https://www.colorir-online.com/


O site “Que Bicho Te Mordeu?” revela curiosidades divertias e inesperadas de diferentes temas, fala de direitos humanos, ambiente, cidadania, diversidade cultural e muito outras surpresas.

Mais informações

https://quebichotemordeu.com/

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.