Sob o mote "O artesanato em transformação", 37 marcas portuguesas vão poder ser vistas ao vivo entre os dias 6 e 9 de junho, na Cidade das Artes, naquele que é um dos maiores eventos de promoção do nosso país no estrangeiro, o "Portugal 360".

A exposição "Portugal Manual: o artesanato em transformação" contará com muitas novidades, entre elas as peças da ceramista Madalena Telo, o barro preto da Bisarro, as tábuas de mármore português da Santa Paciência ou ainda as bolsas de couro da SUL ou as de lã burel da Tomaz. Mais exemplos de produtos nacionais com design contemporâneo que se juntam às marcas portuguesas que já tinham estado em exposição em Brasília e em São Paulo.

Artesanato português em destaque em exposição no Rio de Janeiro
créditos: Bisarro/Portugal Manual

Outra novidade nesta exposição da Portugal Manual é a parceria estabelecida com a AORP (Associação de Ourivesaria e Relojoaria Portuguesa) e com a APPICAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos), que trará ao Portugal 360 nomes reconhecidos internacionalmente e outros que estão a dar os primeiros passos na internacionalização.

Na joalharia, Liliana Guerreiro, Monseo, Dos Santos, Inês Telles, Joana Mota Capitão, Clélia Jewellery. E na indústria do calçado e artigos de pele nomes como Luis Onofre, Carlos Santos e Belcinto.

Portugal Manual
créditos: Anna Westerlund/Portugal Manual@sustain your business

Recorde-se que a par com a promoção do artesanato contemporâneo, a Portugal Manual aposta ainda no Turismo Criativo, investindo na promoção de experiências em Portugal através de workshops que promovem o aprender a fazer, distribuídos um pouco por todo o país.

Neste contexto, a Portugal Manual irá promover, em parceria com o Camões - Centro Cultural Português em Brasília, a realização de oficinas manuais, em articulação com a FICA, num programa que permitirá dar a conhecer a arte de saber fazer, através do resgate dos ofícios tradicionais.

“Entre os dias 6 e 9 de junho, daremos a oportunidade ao público de experienciar algumas oficinas de marcenaria e serigrafia”, conta Filipa Belo, a fundadora da Portugal Manual.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.