Os viajantes podem economizar quase 28 milhões de euros por ano em estadias de hotéis em toda a Europa, simplesmente mudando a forma como fazem a reserva, revela o IHG Rewards Club, o programa de fidelidade do Intercontinental Hotels Group (IHG).

Uma pesquisa do IHG revela que os viajantes portugueses estão confusos sobre como funcionam os sites de comparação de preços.

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Segundo a pesquisa, o preço é o fator mais importante na escolha de um hotel (52%), seguido pela localização ou serviços.

No entanto, apesar de os consumidores portugueses pesquisarem na Internet durante várias horas para encontrar o melhor preço, especialmente quando procuram hotéis (87%), mais de três quartos dos viajantes portugueses (76%) tendem a procurar os melhores preços nos sites de comparação de preços, dos quais 70% acreditam que esses sites mostram todas as opções.

Atualmente, apenas 16% dos consumidores portugueses mais experientes procuram o melhor preço diretamente com o hotel, o que é, aliás, o melhor preço possível, segundo este estido. No entanto, 77% dos entrevistados disseram que parariam de usar comparações de preços online se soubessem que pagariam um preço mais elevado do que a reservando diretamente no hotel.

Segundo Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, "a crise financeira tornou as famílias mais conscientes quando se trata de tomar decisões de consumo. Hoje em dia, eles comparam mais os preços, procuram promoções e melhores ofertas. Quando se trata de lazer, é normal que as famílias queiram encontrar o melhor preço possível, até porque as poupanças que podem obter, por exemplo, da reserva do hotel, podem ser canalizadas para outras coisas, como gastar enquanto estão de férias ".

O estudo do IHG mostrou ainda que para grande parte dos portugueses (77%), conseguir o melhor preço faz com que se sintam mais orgulhosos.

"Uma das dicas para encontrar o melhor preço de estadia em viagens, seja para férias ou lazer, é não descartar o contacto direto com hotéis. Não só porque podem haver descontos adicionais, campanhas e programas de fidelização, como também algum tipo de flexibilidade, como por exemplo late check-out, entre outros", conclui Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais.