"Uma grande batalha travada na Serra da Gardunha, entre seres extraterrestres… luzes misteriosas que surgem no céu e a grande velocidade… Este é o mote para uma festa diferente que vai acontecer na aldeia histórica de Castelo Novo". É desta forma que começa o comunicado que anuncia os dias de festa nesta aldeia histórica, que é o sexto evento do ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que durante todo o ano leva cultura e animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

Desta vez, a festa tem como tema acontecimentos sobrenaturais, enraizados no imaginário popular dos habitantes da Serra da Gardunha. Esta, que é uma das mais importantes elevações de Portugal, é um local envolto em misticismo e palco de fenómenos misteriosos que alimentam as lendas locais. São comuns, na aldeia histórica de Castelo Novo e nas aldeias envolventes, os relatos de avistamentos de objetos celestes, sendo um dos locais preferenciais pelos especialistas do fenómeno OVNI para as suas investigações.

São muitos os testemunhos de pessoas que habitam esta zona de avistamentos de luzes misteriosas que surgem no céu e a grande velocidade, seres humanoides e objetos voadores, alimentando há séculos a ideia de que esta é uma zona visitada por seres extraterrestres e que será, inclusive palco de batalhas de objetos voadores. São ainda frequentes, nos dias de hoje, as expedições até à Penha para a observação destes fenómenos insólitos.

Marcações no Posto de Turismo de Castelo Novo ou através do 275 561 501 ou 961 445 399.

Concertos na Igreja Matriz: limite de 200 pessoas por concerto.

Experiências orientadas: limite de 10 pessoas por experiência.

Visita às Termas Romanas do Ervedal: limite de 50 pessoas.

Almoço Campestre: limite de 50 pessoas.

Jantar Comunitário da Batalha: limite de 300 pessoas.

Música, Conversa e Pequeno-Almoço: limite de 20 pessoas.

Este relatos populares inspiraram a festa que vai acontecer de 27 a 29 de julho, onde os visitantes vão ter a oportunidade de desfrutar da aldeia e de conviver com as suas gentes, ao mesmo tempo que podem ficar a conhecer tradições seculares. A festa inclui atividades como convívios gastronómicos, descoberta do património, recriações ao vivo, teatro comunitário, visitas guiadas, mercados ou oficinas e momentos de animação musical.

Todas as atividades e concertos são gratuitos, mas algumas estão sujeitas a marcação prévia e disponibilidade de lugares.

Para mais informações sobre o programa e alojamento no local, consulte o site do evento.