Em 1954, o inglês David Attenborough, um jovem apresentador de televisão, foi presenteado com uma oportunidade única: Viajar pelo mundo em busca de animais raros e desconhecidos para a coleção do Jardim Zoológico de Londres, e filmar a expedição para um novo programa da BBC intitulado Zoo Quest.

“Aventuras de um Jovem Naturalista” (edição da Temas e Debates) relata-nos a história dessas viagens. Um périplo mundial que levou Attenborough a coabitar com as tribos locais enquanto procurava ursos-formigueiros-gigantes na Guiana, dragões-de-komodo na Indonésia, e tatus no Paraguai.

David e a sua equipa enfrentaram peixes carnívoros e porcos-espinhos arborícolas agressivos, bem como terrenos traiçoeiros e condições meteorológicas imprevisíveis, para registar a biodiversidade dessas regiões.

Os métodos podem estar ultrapassados, porém o fascínio e o respeito pela vida selvagem, pelos povos e pelo meio ambiente – e a importância da sua preservação – seguramente não estão.

“Aventuras de um Jovem Naturalista”, nas suas mais de 400 páginas, chega-nos escrito com a sagacidade e o charme característicos do homem que fez de séries como o Planeta Terra ou A Vida na Terra, lendas dos documentários sobre a vida selvagem.

“Quando era criança, adorava ligar a televisão a assistir aos programas de David Attenborough. Sentia-me como se estivesse de regresso a África ou a aprender uma coisa mágica, que não parecia pertencer a este planeta”, refere o Príncipe William, duque de Cambridge, a propósito do homem que nos aproximou do mundo.

Sir David Attenborough é um naturalista cuja carreira televisiva está agora na sua sétima década. Depois de estudar Ciências Naturais em Cambridge e de uma breve passagem pela edição, foi trabalhar para a BBC, onde chegou a diretor de programas.

Desde o lançamento da sua série televisiva Zoo Quest em 1954, pesquisou quase todos os aspetos da vida na Terra e transformou-os em múltiplos documentários de divulgação científica. O seu programa mais recente, Planeta Terra II, foi o documentário sobre a natureza com a maior audiência de todos os tempos.

O livro chega aos escaparates com o preço de 22,20 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.