As divisões da casa cumprem diferentes necessidades. E cada uma exige já a presença de determinados equipamentos. A sala não dispensa a televisão, a cozinha não passa sem o frigorífico. Mas como aliar tecnologia, decoração e conforto?

Escritório: trabalhão? Não, inspiração!

O teletrabalho é cada vez mais comum e daí a crescente necessidade de um escritório em casa. Não misture a zona de lazer com a de trabalho, só estará a criar distrações e a perder em conforto. O ideal será dispor de uma divisão, ou no mínimo de uma área independente na sala ou no quarto. Tenha, desde logo, atenção à iluminação e a tomadas para ligar equipamentos. Um computador de secretária será perfeito para certas profissões, mas um portátil é mais adequado para outras. Faça a sua escolha tendo em conta este fator e outros como a mobilidade, o espaço e o consumo energético. Aplique as mesmas regras a impressoras ou scanners. Não se esqueça que secretária e cadeira devem ser o mais ergonómicas possível, a saúde da sua coluna agradece.

Cozinha: novo espaço de convívio

É provável que não esteja entre os melhores cozinheiros do mundo nem tenha a lavagem da roupa e loiça na lista de passatempos de eleição, mas será que vale a pena tornar a cozinha a última fronteira da casa? Veja-a como um espaço de convívio, de refeição e onde até as tarefas domésticas podem ser divertidas. Poderá estar na altura de trocar o tradicional branco por cores mais berrantes ou de renovar as bancadas. Ou então de trocar os eletrodomésticos. Quer seja um frigorífico ou uma pequena torradeira, os equipamentos de cozinha estão cada vez mais funcionais e atentos ao design, dando novo fôlego a esta divisão da casa.

Sala: cinema em casa

A televisão é, na maioria dos casos, o centro da sala de estar. Mas isso não significa que tenha de dominar o espaço da pior maneira. Os velhos caixotes deram lugar a plasmas e ecrãs de LCD, que acabam até por se confundir com quadros. Se o seu objetivo é mesmo trocar a ida ao cinema por serões caseiros, atente em alguns detalhes. O contraste da imagem é importante. Evite a luz direta, apostando numas cortinas, que também ajudarão à acústica. Já viu fios e cabos numa sala de cinema? Livre-se deles também em casa, recorrendo a ganchos invisíveis ou sistemas embutidos na própria parede.

Tecnologia ao ar livre

Chegado o bom tempo, aumenta a vontade de desfrutar do terraço ou do jardim. Não, não precisa deixar a tecnologia lá dentro, entre quatro paredes. Muito pelo contrário. Deite a preguiça para trás das costas e trate da saúde com a ajuda de um relógio desportivo. E para que os amigos nem se atrevam a duvidar, partilhe uma selfie em que a sua boa forma vai surpreender. Quer a foto perfeita? Escolha um smartphone com uma câmara de qualidade, tenha em atenção a luz e o fundo e não se esqueça de dar largas aos filtros.

Na sala, no escritório, na cozinha ou no jardim, há sempre um lugar para a tecnologia. Aproveite-a!