A energia solar pode ser utilizada para a produção de energia eléctrica (aproveitamento fotovoltaico), ou para aquecimento (aproveitamento térmico).

A quantidade de energia solar que é possível captar depende do tipo de aplicação e do nível de consumos em função dos quais será feito um dimensionamento adequado do número de colectores instalados, que permitirá a produção da energia térmica necessária ao consumo de água quente, para banhos e usos domésticos, ao longo de todo o ano.

Um sistema solar térmico instalado em Portugal é normalmente dimensionado para satisfazer cerca de 60 a 75% das necessidades de água quente no período de um ano.

O facto de nas latitudes a que nos encontramos a radiação solar variar ao longo do ano, existindo uma maior disponibilidade no Verão e menor disponibilidade no Inverno, impõe que um sistema solar instalado para o aquecimento de água seja dimensionado para satisfazer as necessidades de água quente a 100% no período de Verão, não as satisfazendo totalmente no período de Inverno.

O sistema solar permite poupar 60% a 70% dos custos para preparar a água quente. Não é de graça, mas fica muito mais barato. Claro que terá de investir no sistema, mas recupera o custo com as poupanças ao longo de meia dúzia de anos.

O custo de um sistema solar dependerá da sua dimensão e da dificuldade/facilidade de instalação que, por sua vez, depende de diversos factores, nomeadamente do números de utilizadores, do nível de consumos, do tipo de utilização, da intensidade e disponibilidade da radiação solar no local, entre outros. Com a economia de energia proporcionada pelo aquecimento solar, tem-se tipicamente o retorno do dinheiro investido no equipamento entre seis a oito anos.

O potencial do país

Portugal é um dos países da Europa com maior incidência de radiação solar. Cerca de 3 mil horas de sol por ano em algumas regiões. Temos um enorme potencial para utilizar esta energia amiga do ambiente. No entanto, o nosso mercado de colectores solares térmicos tem uma dimensão muito inferior à de outros países e o aproveitamento deste recurso renovável para o aquecimento de água está longe de alcançar atingir o seu potencial.

O elevado custo do investimento dos sistemas solares tem constituído um factor de inibição á opção por esta energia, em detrimento dos sistemas convencionais. O que grande parte dos consumidores não sabe é que os custos de exploração são consideravelmente mais baixos que os dos outros sistemas.


Veja na página seguinte: Quanto lhe pode custar a instalação de um sistema de produção de energia solar

O investimento inicial é facilmente recuperado com a poupança de energia resultante da introdução do sistema solar.

Por outro lado, tendo como objectivo incentivar o aproveitamento da energia solar para o aquecimento de água, o Estado criou incentivos financeiros e benefícios fiscais para a compra de sistemas solares térmicos.

Num jardim, a utilização de energia solar tem aplicações práticas no sistema de iluminação e no aquecimento da piscina. Para o sector doméstico, existe a possibilidade de deduzir à colecta no IRS, 30% das importâncias despendidas com a aquisição de equipamentos solares novos.


Investimento e requisitos necessários

- 30 mil euros é o custo mínimo de um sistema de produção de energia solar com 5kW de capacidade instalada

- 38 m2 é o espaço necessário para instalação de painéis solares (no chão ou no telhado)

- 16 m2 é a área necessária para as baterias, o regulador de corrente e o inversor


Conselhos a ter em conta quando pretender adquirir um sistema solar:

- Consulte diversas empresas especializadas para poder optar pelas propostas e orçamentos.

- Tome sempre atenção às garantias da instalação e do equipamento, aos prazos de execução, assim como aos custos de manutenção. Exija garantia total de seis anos.

- Insista na necessidade de visita ao local, para que a empresa nunca invoque falta de conhecimento ou o fornecimento de dados errados.

- Procure empresas com profissionais certificados.

- Exija do seu fornecedor o comprovativo de certificação do equipamento proposto.