Sabia que pode usar os temperos da salada para limpar as superfícies da sua casa? E que existem detergentes que higienizam melhor, rendem mais e ainda fazem bem ao ambiente? Gastamos mundos e fundos em produtos de limpeza que fazem mal à nossa saúde e ainda desgastam os móveis e as superfícies do nosso lar. Mas é possível libertarmos o ambiente doméstico de produtos tóxicos, passando a comprar ou até fazer detergentes compostos por elementos biodegradáveis, sem solventes, colorantes, nem perfume.
Solução mais saudável e ecológica não existe! Por outro lado, também pode arregaçar as mangas e fazer os seus próprios detergentes ecológicos com recurso a ingredientes naturais que já tem na despensa. Descubra como otimizar os recursos caseiros, melhorar a economia doméstica e o ecossistema de uma só vez.
Os riscos para a saúde dos detergentes convencionais
Atualmente, grande parte da nossa higiene doméstica é feita com produtos químicos, o que, de acordo com Manuel Alberto da Fonseca, autor de «Saúde Holística», «pode ser nocivo para a saúde e ambiente em geral». Acontece que esse impacto pode ser significativamente reduzido. Segundo Sylvia Almeida, formadora, especialista em produtos ecológicos caseiros, o problema está no nível da toxicidade.
«Todos os detergentes contêm químicos, sejam eles convencionais ou ecológicos», alerta. A oferta é tão vasta e promete fazer tantos milagres à nossa casa que, por vezes, é difícil distanciarmo-nos da mensagem e lermos com atenção a descrição dos compostos dos produtos que estamos a comprar. No entanto, atrás da garantia de rapidez e eficácia estão os efeitos nocivos, à espera de mostrarem o que têm para oferecer.
Queimaduras e sensibilização da pele quando os agentes ativos são excessivamente agressivos, alergias dermatológicas, respiratórias e dores de cabeça provocadas pelos perfumes, resistência das bactérias graças à ação prolongada dos agentes antibacterianos… A lista de possíveis consequências nocivas para a saúde é grande.
Os riscos para o ambiente dos detergentes convencionais
«Inevitavelmente, as pessoas irão acabar por pagar um preço bem mais elevado do que aquele que pagaram pelo produto», assegura Sylvia Almeida. Mas não é só aos seres humanos que estes agentes químicos afetam diretamente. Também levam ao desgaste prematuro dos materiais das superfícies que limpamos, «devido à agressividade de certos detergentes (à base de soda caustica, lixívia ou amoníaco) ou à incompatibilidade de certos produtos com determinados materiais».
Sobretudo os anticalcários, presentes nos detergentes domésticos, que poluem os meios aquáticos. Todavia, há alternativas ecológicas para as tarefas domésticas que são verdadeiras amigas do ambiente. Detergentes que têm como base ingredientes naturais e biológicos. Ao valorizarmos o uso de substâncias renováveis nas limpezas diárias, estamos a diminuir o impacto que os poluentes dos detergentes convencionais têm no nosso ecossistema.
Veja na página seguinte: As soluções mais orgânicas a que pode recorrer
A solução orgânica a que pode recorrer
Os detergentes ecológicos caracterizam-se, nas palavras de Sylvia Almeida, por «uma maior biodegradabilidade dos seus componentes, o uso de tensioativos, agentes ativos ou antibacterianos não tóxicos ou alergénicos». A especialista também clarifica que, quando os detergentes usam anticalcários, «esses não são fosfatados e o recurso aos perfumes é reduzido ou quase nulo».
Quanto maior for a concentração de ingredientes naturais na composição dos produtos, menor será a sua toxicidade e menos intenso será o odor. Manuel Alberto da Fonseca recomenda investir em «detergentes à base de plantas, aromas naturais, minerais e sabão natural». «Devem preferir-se detergentes biológicos com enzimas, pois atuam em determinados produtos orgânicos de difícil remoção», aconselha ainda.
Desvantagens a ter em conta
Um champô caro, com uma composição mais concentrada e rica em ingredientes naturais, normalmente não faz muita espuma. Isso não acontece com os champôs mais acessíveis e que habitualmente compramos. Por isso, ao lavar, se a espuma não for suficiente, aplicamos produto até ficarmos satisfeitas de que está tudo a funcionar conforme o habitual. O mesmo se passa com os detergentes ecológicos.
A tendência é utilizarmos maior quantidade do que faríamos com um produto de limpeza convencional. Contudo, Sylvia Almeida certifica que, «regra geral, não é necessário usar mais detergente ecológico para uma boa limpeza». E deixa ainda um alerta. É que, embora ecológicos, estes detergentes «são um produto químico que não deve ficar ao alcance das crianças».
Do ponto de vista de Sylvia Almeida, «a partir de quatro ou cinco produtos polivalentes podemos satisfazer todas as necessidades de limpeza da casa». Sabão natural, limão, bicarbonato de sódio, sal marinho, vinagre (atenção que corrói o mármore), óleos essenciais e água gaseificada são alguns dos ingredientes necessários para fazermos detergentes ecológicos em casa.
Estas são algumas das soluções a que pode recorrer:
1. Transforme o óleo usado em sabão, com recurso a hidróxido de potássio. Obtém um sabão natural, ideal para detergente.
2. Misture vinagre branco quente a um punhado de sal grosso. E, com um pano, esfregue bem sobre as manchas da banheira.
3. Em vez de colocar os tradicionais sabonetes nos armários, opte por pauzinhos de giz dentro de sacos de organza.
4. Encere os móveis de madeira com óleo de cedro ou óleo de linhaça, deitando um pouco de produto e passando um pano no sentido dos veios. Deixe secar durante um dia e volte a passar com um pano para tirar o excesso.
5. Dê brilho ao seu chão de madeira envernizada com um preparado de óleo de linhaça e vinagre de vinho.
6. Para acabar com o calcário das suas torneiras, aplique diretamente um papel absorvente embebido em limão e vinagre e deixe atuar quatro horas.
7. Previna humidades, bolor e evite as traças, passando pelos livros um pano impregnado com uma mistura de vinagre branco, gotas de essência de alfazema, lavanda e alecrim.
Veja na página seguinte: Onde comprar produtos de limpeza ecológicos
Onde comprar produtos de limpeza ecológicos
Várias marcas de detergentes ecológicos já se encontram à venda em hipermercados Continente e Jumbo, supermercados El Corte Inglés e nas lojas de produtos biológicos Miosótis e Brio. Caso não encontre o produto que pretende através destes pontos de venda, consulte os seguintes sites para poder encomendar:
- Bio–D
- Magasino
Texto: Filipa Basílio da Silva
Comentários