Entre os vários participantes da rubrica Projeto de decoração 3D do escritório, a Ana Sacramento foi a eleita. A ela os nossos parabéns, a todos os outros, não desistam e continuem a participar. Tendo reunido toda a informação solicitada, a Ana submeteu-nos os “ingredientes” necessários à remodelação deste espaço(fotografias e uma planta esquemática do espaço).

Esta divisão é o local de trabalho de toda a família, principalmente dos seus dois filhos, que regressaram aos trabalhos escolares. Tem uma configuração retangular, com uma original porta de canto constituída por duas folhas de correr e uma janela até ao pavimento que permite não só, o acesso ao jardim, mas principalmente, a entrada de luz natural. Foi naturalmente desta disposição do espaço que resultou a organização do mobiliário, tendo em conta os aspetos funcionais, nomeadamente, por forma a evitar a excessiva incidência de luz exterior nas 2 mesas de trabalho (requisito da nossa leitora), de forma a que a sua utilização seja confortável.

Conforme pretensão da Ana, todo o mobiliário existente foi alterado, procedendo-se assim a uma renovação integral da decoração do espaço, bem mais leve e atual, do que o existente até então.

Os dois postos de trabalho são constituídos por mesas de design leve, uma vez que a área de escritório disponível, não é a mais desejada, constituídas por tampos de cor branca e pés cromados. Ambas as mesas são apoiadas por cadeiras brancas de bom apoio lombar e com rodízios, facilitando os movimentos os utilizadores.

O mobiliário proposto inclui além das prateleiras destinadas aos inúmeros livros da Ana, a integração de armários fechados que permitem a colocação de todos os materiais e equipamentos de escritório, conferindo um aspeto arrumado e limpo ao espaço.

A conjugação dos armários e prateleiras, constitui um todo repleto de “cheios” e “vazios”. Aqui as cores utilizadas conferem um equilíbrio cromático ao espaço, contrastando com as duas tonalidades de paredes utilizadas.

O tapete colorido, confere ao espaço um toque alegre e uma sensação de conforto.
Das 4 paredes que delimitam este espaço, 3 delas são pintadas na cor branco, por forma a melhor refletirem a luz e permitirem uma noção de maior amplitude do espaço. Contrastando com estas paredes, surge uma outra pintada em cor castanho alaranjado, indo de encontro de tons existentes no tapete.

Quanto à iluminação, para além dos candeeiros de secretária de design simples, e de luz adequada, existem igualmente dois candeeiros de pavimento, ideais para conferir ao espaço, uma luz ambiente.

Um pequeno apontamento de cor verde é dado por uma planta, por forma a transmitir a este espaço de trabalho, a tranquilidade necessária ao desenvolvimento da atividade intelectual.

Veja o resultado
FOTOS

Ana Hipólito

Arquiteta

anacrisfh@gmail.com

Outros artigos:

*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.*