Piscinas com tratamento biológico são ecossistemas artificiais que produzem água de qualidade balnear por meios biológicos. Assim, estas piscinas biológicas permitem ao utente de tomar banho em água naturalizada.O aspeto delas pode variar muito, de naturalizado até arquitectónico. Todas têm em comum um compartimento destinado aos banhos e outro destinado à depuração de água por meios biológicos e mecânicos.

O que está garantido é que os aditivos químicos não são, todavia, necessários, como muitos defendem. Uma piscina biológica serve para banhos e para fins ornamentais, mantendo um aspeto visual (mais) natural, sendo a depuração da água executada graças às espécies instaladas. A depuração de água está sujeito a bio-atividade de plantas e micro-organismos, serviços ecossistémicos a realizar a autodepuração de água.

As plantas usadas enriquecem o meio aquático com oxigénio e essa oxigenação beneficia a bioatividade na água e mantém-na transparente e limpa. No mesmo momento, uma piscina biológica é muito mais do que a soma dos elementos que a constituem. Uma piscina biológica considera-se, assim, um jardim aquático, um sítio para a contemplação e a imaginação, um espaço de fruição por excelência.

Uma espécie de refúgio para sonhar e cantar, admirar e banhar, para ser o ser vivo entre outros seres vivos, poeticamente falando. Uma piscina biológica é viva e, assim, oferece muito mais do que apenas a possibilidade de tomar banho. Permite entrar em contacto com a natureza numa forma extraordinária, mergulhando com as rãs, cheirando as flores dos nenúfares, encantando os amantes da natureza e não só.

Estas são algumas das principais vantagens deste tipo de piscinas:

- Menos manutenção

A manutenção da piscina biológica é reduzida. A depuração de água é feita por meios biológicos e mecânicos.

- Água mais saudável

A piscina biológica proporciona água natural macia e suave, devido ao tratamento biológico. Na água de uma piscina biológica os olhos não ardem e a pele não seca nem escama.

- Benefícios ecológicos

O tratamento da água é obrigatoriamente 100% biológico, usando processos naturais de auto-depuração, processados na zona ocupada pelas plantas, no compartimento de depuração. O resultado é água de qualidade balnear. Espaços de lazer de baixo impacto ambiental.

- Maior economia

Não são precisos quaisquer aditivos químicos para a depuração da água. Assim a composição de água numa piscina biológica não se altera, preservando e protegendo o meio ambiente e a saúde dos banhistas.

Piscinas com tratamento de água biológico

Os pormenores a ter em conta ao optar por esta solução

Para escolher a piscina biológica que se adapte melhor às suas necessidades, deve considerar os seguintes parâmetros:

- Lotação

Uma piscina biológica tem que ser concebida por especialista na área e servir para o número máximo de utentes.

- Configuração

O design pode ser arquitectónico até naturalizado, consoante do gosto do cliente.

- Sistema de tratamento

Tudo é possível, desde o tratamento integrado por plantas macrófitas que procedem a oxigenação de água da piscina biológica, até filtros externos de tratamento biológico para piscinas de design clássico. Já existem piscinas biológicas sem plantas com aspecto semelhante a piscinas convencionais.

Piscinas com tratamento de água biológico

Texto: Claudia Schwarzer (arquiteta paisagista e sócia-gerente da empresa Bio Piscinas)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.