António Moreira vive nos arredores de Lisboa numa zona pouco solarenga. "Tenho um quintal de cerca de 20 metros quadrados com um limoeiro grande e gostava de plantar uma horta de aromáticas e morangueiros mas tenho muita sombra e morre tudo", lamenta este jardineiro amador. Ana Carvalho, engenheira técnica agrária, colaboradora regular da revista Jardins, tem a solução para o problema.

"A maioria das plantas aromáticas e os morangueiros são plantas que necessitam de, pelo menos, cinco horas de sol por dia. Pode optar pelas aromáticas da família das mentas, como é o caso da hortelã-pimenta e do poejo, por exemplo, que resistem melhor à sombra", recomenda a especialista. "No entanto, devem estar confinadas pois tornam-se invasoras", adverte ainda esta profissional.

"Também pode semear coentros e salsa, que se conseguem desenvolver em zonas sombrias", recomenda ainda Ana Carvalho, que deixa ainda um outro conselho a quem tem espaços com estas características e não sabe o que fazer para tirar maior partido deles. "Deve também fazer uma poda de arejamento ao seu limoeiro para que o sol passe através da árvore, aumentando assim a luminosidade", diz.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.