Hoje em dia pega-se num smartphone e tem-se à disposição uma série de coisas úteis, mas o que é certo é que muitas delas derivam das experiências e da troca delas dos nossos avós ou alguém de gerações passadas. Felizmente estas experiências ainda resultam e podem desenrascar e facilitar em muito o seu dia a dia, já para não falar do que ainda poupa em outro tipo de produtos.

Afiar facas

Um afiador de facas não é caro, mas é daqueles utensílios que nem sempre se tem em casa porque é raro ser utilizado. Não há problema... vire um prato de porcelana ao contrário ou uma caneca e passe a lâmina na borda saliente até a mesma ficar afiada.

Pão ralado

Não tem uma picadora? Simples... Congele o pão e antes dele descongelar passe-o num ralador.

Limpar um ovo partido

Se for em cima da mesa, basta passar um pano húmido algumas vezes, mas caso queira agilizar o processo ou pior, caso o ovo se tenha partido no chão, nada como colocar sal em cima, deixar secar e depois é só varrer.

Pragas

Formigas, traças e outros insetos podem ser uma autêntica chatice. Coloque folhas de louro no açucareiro, no cesto do pão, na embalagem de farinha, etc... e veja se não consegue afastar estes “amiguinhos” tão indesejados.

Nós

Desate nós de forma fácil e tranquila. Basta colocar um pouco de pó de talco e o aperto desaparece.

Conservar alho

É certo que parece que tem sempre um sabor e cheiro intenso, mas o que acontece é que quando não é armazenado como deve de ser perde algumas propridades, nomeadamente a frescura e sabor. Assim, para o manter na perfeição, nada como colocar as cabeças de alho num recipiente e cobrir com uma camada de sal.

Limpeza

E por falar em sal... sabia que é um excelente aliado na limpeza do fogão? Sim, aquele que ninguém gosta de limpar. Previamente a cozinhar alguma coisa, coloque uma camada de sal fino nas zonas que sabe serem mais críticas e propícias a sujidade. Isto vai fazer com que, quando o fogão arrefecer e estiver na hora de limpar, basta aspirar ou passar um pano húmido para retirar o sal que, por sua vez, acumulou todos os pingos e respingos.

Descascar cenouras

Afim de evitar desperdício caso não tenha um utensílio próprio e até ser mais rápido, é só utilizar uma esponja metálica.

Luvas de borracha

As unhas compridas podem danificar umas luvas quando se está entretido nas limpezas. É só colocar um pedaço de algodão na ponta dos dedos para não perfurar as luvas.

Secar roupa de lã

Muitas das vezes este género de peças fica deformada aquando a secagem das mesmas num estendal. Para evitar que tal aconteça e que a sua secagem também seja mais rápida, use uns collants velhos. Faça entrar estes pela gola, sendo que as pernas irão entrar em cada uma das mangas, ficando o cós dos collants na zona da gola. Prenda com molas na zona da gola e mangas, mas coloque as mesmas em cima dos collants.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.