Foi a pensar na sua paixão pela organização, que Marie Kondo decidiu escrever um livro onde pudesse ajudar outras pessoas a manterem a sua casa em ordem. Através do método ‘KonMari’, Marie pretende fazer com que os seus clientes olhem à sua volta e definam aquilo que os faz verdadeiramente felizes. Ao terem isto bem definido, devem livrar-se das coisas que não trazem alegria para sua vida e devolver harmonia ao seu lar.

“Acho que uma das razões porque [este método] tem sido tão popular deve-se ao facto de eu falar da limpeza física e mental”, revela Kondo em entrevista ao jornal americano Washington Post. “O meu método de limpeza revela aquilo que é importante na nossa vida. Não interessa se estamos no Japão ou além-fronteiras, este método mostra claramente aquilo que é importante para cada pessoa”, remata.

O seu método de limpeza e arrumação foi um sucesso tão grande que está prestes a lançar o seu quarto livro, intitulado “Spark Joy: An Illustrated Master Class on the Art of Organizing and Tidying Up”. Todos os livros têm uma missão: espalhar alegria e ajudar a construir um futuro mais feliz.

“No processo de decisão é importante tocarmos nas coisas, e com isso quero dizer agarrar nelas firmemente com as duas mãos e estabelecer um certo diálogo. Prestar atenção à forma como o nosso corpo responde ao fazermos isso”, pode ler-se no seu novo livro. O objetivo é facilitar e organizar a vida das pessoas, fazendo com que se livrem dos excessos que vão acumulando ao longo dos anos.

Recorde-se que em 2015, Marie Kondo foi considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Atualmente já vendeu mais de 2 milhões de exemplares em todo o mundo e viaja pelo mundo onde dá palestras sobre o seu método de organização.