As primeiras semanas do ano correspondem a um período intenso de trabalho no jardim. É tempo, entre outras tarefas, de semear as flores da época. Também pode ir preparando a cor da próxima estação, semeando petúnias, margaridas, entre outras, em locais protegidos como as estufas. Mantenha-as ligeiramente húmidas. Depois de plantar, regue com regularidade. Regar agora não é tarefa prioritária.
A exceção vai para as espécies recém-plantadas como, por exemplo, roseiras com a raiz nua. Nessas situações, regue de imediato e regularmente até que as plantas fiquem estabelecidas. Estas são outras das tarefas a empreender no jardim este mês:
- Plante bienais
Se no outono semeou amores-perfeitos ou calêndulas, já pode levá-las para o maciço coloque-as muito próximo umas das outras, por exemplo a 25 centímetros ou 20 a 25 plantas por metro quadrado.
- Verifique as proteções
Assegure-se que não falta palha ou casca de pinho nos pés das vivazes para evitar que passem frio. Não as divida agora porque pode ser perigoso. Espere pela primavera, depois das geadas.
- Guarde as friorentas
Se tem plantas que não resistem no exterior a climas muito frios, guarde-as em locais cobertos até que o tempo quente permite a sua reintrodução no jardim. Como é o caso, por exemplo, dos gerânios.
- Adube e cave junto das bolbosas
Embora não tenham florido ainda, uma aplicação de húmus decomposto nas túlipas, narcisos, anémonas e outras flores da época, é benéfica para a boa floração a partir do próximo ano. Retire as daninhas, cave o solo com cuidado antes de aplicar o adubo para facilitar a penetração da água quando regar.
As flores desta altura:
- Anémona
Com muito sol dará flores em forma de margarida. Plante na rocalha ou no relvado.
- Amor-perfeito
Compacto e pequeno, de vida curta. Tenha muita atenção aos caracois.
- Prímula (na imagem)
As flores abrem-se em qualquer solo de jardim com boa matéria orgânica.
Comentários