Um dos seus primeiros prazeres do ano poderá ser encher de cor alguns cantinhos com azáleas chegadas do viveiro. São baratas e pode colocar várias em locais distintos ou concentrá-las em vasos e cestos. Os cuidados a ter com as flores nesta altura não se fica, contudo, por aqui, pelo que existem outras tarefas a empreender. Estes são alguns dos trabalhos que deve incluir na sua lista de prioridades para as primeiras semanas do ano:

- O tipo de rega necessário

Algumas plantas como as begónias devem ser regadas por baixo e manter sempre determinada humidade. Esse cuidado reveste-se de maior importância, sobretudo quando estão em flor. Evite, por isso, os charcos e a água em demasia. A humidade habitual desta época não exige a mesma hidratação que noutras épocas.

- O que deve adubar

O húmus de minhocas é o adubo mais forte e utiliza-se em pequenas doses, de preferência em recipientes que não suportam muito substrato novo. Trata-se de um adubo indicado para o terraço a partir de agora.

- O que necessita de poda

A Ficus benjamina não para de crescer, emitindo rebentos terminais. Embora estejamos em pleno inverno, deve fazer um ligeiro desbaste de cinco a seis folhas por rebento.

- Tratamentos a fazer

A cochonilha é uma praga que ataca diversas plantas. Faça tratamentos com algodão empapado em álcool de genebra rebaixado.

Flores da época

É tempo da clívia, da azálea e do alóe vera:

- Clívia
Do centro do miolo sai um rebento grosso que culmina num corimbo de flores laranja em forma de sino ou tubolares.

- Azálea
A paleta de cores das azáleas vai do branco ao vermelho, passando pelo rosa. Escolha as cores que mais lhe agradam para decorar a sala de estar.

- Áloe vera
Até abril, altura em que pode levar a planta para o terraço, o áloe decora a casa com a sua forma característica e o seu porte exótico, que evoca o mar.