1. Vista-se todos os dias. Mesmo que vá ficar o dia todo a trabalhar e já sabe que não vai sair de casa, é importante ter uma rotina matinal tal e qual como se fosse para o escritório. Evite ficar de pijama e cuide de si, até ajuda a despertar e ficar mais motivado para passar o dia.

2. Crie uma zona de trabalho. Não tem que criar um escritório inteiro no quarto dos fundos, pode ter apenas uma mesa na sala destinada ao trabalho. Claro que este ponto depende do tipo de trabalho e do tamanho da sua casa ou apartamento, mas se possível delimite uma zona só para o trabalho. Pense no seu conforto e não abdique de uma mesa e cadeiras confortáveis se trabalha a partir do computador, por exemplo.

3. Horários. Tal como em qualquer trabalho de escritório é necessário delimitar horas. Evite trabalhar horas sem paragens e fim. Organize a sua hora para uma paragem matinal, para almoço e para o final do trabalho, onde deve “desligar-se” do trabalho e dedicar-se a outros hobbies.

4. Saia de casa. Organize o seu horário de forma a ter alguns momentos para sair de casa e tratar de outros assuntos. Evite ficar trancada em casa o dia todo até à noite.

5. Trabalha por conta própria? Grande parte das pessoas que trabalham em casa é por contra própria, por isso, é importante ter um plano bem estruturado no que diz respeito às finanças. Se tem o seu próprio negócio deve ir fazendo umas poupanças para garantir que se lhe acontecer alguma coisa não fica desfalcado.

6. Não deixe a sua vida social de lado. Lá porque trabalha a partir de casa pode na mesma ir almoçar com os seus amigos ou família. Não se torne um recluso na sua própria casa.

7 Tire partido da sua flexibilidade. A grande mais valia de trabalhar em casa é poder organizar a sua vida, projetos e tarefas com muito mais flexibilidade, por isso, deve tirar partido da sua rotina, aproveitar as horas mais mortas do dia para trabalhar de assuntos no banco, ou ir às compras, por exemplo. Afinal de contas, pode organizar o seu trabalho e horários como quiser.

8. Tenha snacks saudáveis em casa. Se passa grande parte dos seus dias é casa  por vezes pode ser complicado manter uma dieta e alimentação saudável, por isso, deve garantir que tem sempre coisas saudáveis para aquelas paragens de manhã e para o lanche da tarde. Evite ir buscar os pacotes de bolacha ou as batatas fritas quando o seu estômago começa a roncar.

9. Listagens. Se trabalha por conta própria e é o seu próprio chefe, deve ter algumas regras, objetivos e tarefas planeadas. Deve fazer uma check list e garantir que consegue produzir aquilo a que se propôs.

10. Mantenha a casa arrumada. Não há mais inspirador que um local limpo, arrumado e perfumado, por isso, tenha um cuidado extra com a limpeza  e arrumação do seu lar.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.