
Os pequenos gastos na casa, podem tornar-se grandes quando acumulados ou feitos sistematicamente. Siga as nossas 20 dicas de poupança de energia e deixe de se preocupar tanto com as contas no fim do mês.
1- No verão troque o ar condicionado por uma ventoinha e poupe cerca de 10% na eletricidade.
2- No inverno ligue a ventoinha de teto ao contrário, ou seja, na direção contrária aos ponteiros do relógio e conseguirá fazer com que o ar quente que se acumulou no teto aqueça a casa.
3- Utilize um recuperador de calor pois é 3 vezes mais eficiente que uma lareira aberta.
4- Desligue a luz sempre que sair de uma divisão.
5- Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de baixo consumo ou lâmpadas fluorescentes, pois além de durarem aproximadamente 2 anos, consomem menos 35% de energia.
6- Baixe a temperatura da caldeira e do esquentador.
7- Desligue a caldeira e o esquentador sempre que sair de casa e durante a noite.
8- Baixe a temperatura do aquecimento central e do ar condicionado.
9- Desligue todos os botões de standby dos eletrodomésticos, pois mesmo não estando ligados continuam a consumir energia e aumentam a fatura da eletricidade.
10- No ato de compra escolha sempre um modelo de eletrodoméstico com a maior eficiência energética. Embora o investimento inicial possa ser maior a longo prazo acaba por compensar.
11- Depois de carregar o telemóvel, MP3 ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores nas tomadas, pois vão continuar a gastar energia.
12- Certifique-se que as janelas e portas que tem em casa estão bem isoladas, pois cerca de 30% do calor/frio entra em casa, ou seja, também pode sair. Acabando por gastar mais energia a aquecer ou a arrefecer a casa.
13- No verão mantenha as cortinas e os estores corridos para não deixar passar o calor e no inverno faça o contrário, para que o sol possa aquecer a sua casa.
14- Feche a torneira da água enquanto lava os dentes, as mãos, ou lava a loiça. Uma forma simples e rápida de começar a poupar água e dinheiro.
15- Troque os banhos de imersão pelos duches rápidos.
16- Torne o autoclismo mais eficiente em termos energéticos ao descarregar menos vezes ou colocando uma garrafa de água cheia no depósito ou através de instalação de autoclismos duplos.
17- Certifique-se sempre que não existe nenhuma torneira a pingar.
18- Instale redutores de fluxo de água em todas as torneiras de casa e até mesmo no chuveiro.
19- Lave sempre a loiça em água fria.
20- Ponha a máquina da loiça e de lavar a roupa a funcionar apenas quando estiver cheia.
Comentários