Plante fruteiras e continue a semear, de forma protegida, tomates, pimentos, beringelas e alfaces de verão. Ao ar livre, não se esqueça de plantar rabanetes, espinafres e ervilhas. Plante ainda fruteiras em vaso. Regue pouco as novas culturas. Mantenha ligeiramente húmidos e bem arejados as sementeiras protegidas e os canteiros de hortaliças recém-plantados. A lista de tarefas relacionadas com sementeiras e plantações do segundo mês do ano exige ainda outras intervenções:
- Adube canteiros
Nos dias sem frio, aplique composto nos canteiros. Faça o mesmo nos alporques das fruteiras. A água da chuva dissolve os nutrientes.
- Cicatrize as feridas
Finalize a poda das fruteiras antes que a seiva comece a sair. Feche todas as aberturas e feridas com pasta cicatrizante.
- Faça tratamentos sem inseticida
Não faça tratamentos com inseticidas nas amendoeiras que começam a florescer. Estas enchem-se de insetos polinizadores que fecundam as árvores e ajudam a controlar as pragas.
- Já pode plantar morangos
Recomendam-se porque são plantas baratas que pode desfrutar até quatro anos sucessivos com produção abundante.
Pode plantá-los em vaso, preparando o solo com matéria orgânica e com uma cobertura protetora na base das plantas para não estragar os frutos. Mantenha a plantação bem regada e elimine os estolhos que surgem na frutificação.
Veja na página seguinte: 3 cuidados importantes na manutenção de couves
3 cuidados importantes na manutenção de couves
Este mês ainda existem muitas couves para colher, por exemplo as últimas couves-de-bruxelas mas também há variedades que pode cultivar agora, como o bróculo ou a couve precoce de verão. Esta numerosa família necessita de lugar ao sol e acondicionado com matéria orgânica. Além disso, deve ter os seguintes cuidados:
1. No verão coloque as plantações em fileiras, deixando 60 cm de separação entre plantas. A rega não pode faltar nas primeiras semanas.
2. Para que os pássaros ou outros animais não debiquem a plantação, faça proteções com redes.
3. Até meados de março pode recolher couves. Retire as couves-de-bruxelas de baixo para cima, à medida que alcançam três centímetros de diâmetro.
Comentários