Cada planta tem o seu local de eleição. As glicínias, por exemplo, adoram as pérgolas. Já o jasmim prefere os vasos. Saiba agora, em pormenor, o local preferido de uma série de plantas que decerto lhe são familiares. A melhor planta para pérgolas

A glicínia é uma das várias espécies de plantas que têm como local de eleição as pérgolas.

Esta planta tem uma alta resistência ao frio mas as geadas tardias estragam os seus botões florais. Esta espécie requer sol pleno e cujo o período de floração ocorre no início do Verão. Relativamente à poda, importa saber que deve cortar os rebentos foliares em meados e no final do Verão. No Inverno, deve podar os rebentos compridos, deixando duas a três gemas. Tenha, contudo, cuidado porque as glicínias não suportam o vento.

Plantas que se dão bem em vaso

O jasmim é um bom exemplo de uma planta que se dá bem em vaso. Com grande resistência ao frio, o jasmim é amante do sol e a sua floração ocorre do início do Verão ao Outono. Para manter as formas, corte as extremidades dos ramos compridos e muito povoados, estragados pelas geadas primaveris. O jasmim é sensível ao vento. Tenha, por isso, algum cuidado com o local onde o coloca, nomeadamente por causa das correntes de ar.

Uma boa opção para uma gelosia

A clematite é uma das espécies que adora as gelosias. Com grande resistência ao frio, esta planta deverá ter a cabeça ao sol e as raízes à sombra. O seu período de floração ocorre entre o final da Primavera e o início do Verão. No que diz respeito à poda, deverá fazê-lo depois da floração. É aconselhável que corte por cima de uma gema saudável aos ramos demasiado compridos e deve eliminar os estragados pelo frio, após o perigo das geadas. Esta planta tolera vento regular.

Muros mais floridos

O muro é o local de eleição da parra. Esta tem uma grande resistência ao frio e a nível da sua exposição, deverá ser colocada à sombra, pelo menos parcialmente. Deve podar a parra no outono para confinar os rebentos ao espaço. Saiba ainda que esta espécie tem boa tolerância ao vento.

Veja na página seguinte: As flores que gostam de embandeirar em arco

As flores que gostam de embandeirar em arco

O local mais adequado para as rosas são os arcos. Estas toleram moderadamente tanto o frio como o calor e adoram o sol. No final da Primavera e/ou no início do Verão ocorre a floração.

Quanto à poda, deve ser feita eliminando os ramos secos, estragados ou doentes, podando-se de seguida um a cada três ramos velhos até ao solo a entre 55-58 centímetros das extremidades dos principais. Tenha em atenção que as rosas não gostam de vento.

Uma boa escolha para pilares

A bunganvília dá-se bem nos pilares. Com pouca resistência ao frio e muita ao calor, esta espécie adora a exposição ao sol. A floração ocorre durante todo o ano, especialmente no Verão. Quando à poda, faça-a no final do Inverno ou no início da Primavera, cortando até encontrar uma gema saudável. Esta espécie floral tolera o vento.

Texto: Fabiana Bravo

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.