A nossa casa é o nosso porto seguro. O lugar onde nos queremos sentir confortáveis, seguros e felizes. Buscamos espaços que nos reflitam, onde nos sintamos em harmonia e equilíbrio com a nossa família, amigos e connosco mesmos. Este é o principal objetivo da Terapia da Casa e das dicas que Sofia Cotrim partilha connosco.

Mas o que é a terapia da casa?

A Terapia da Casa é como um plano de tratamento holístico para a casa que acompanha todos os momentos da nossa vida. Desde dicas de cores e iluminação adequada para o que se pretende em cada divisão da casa que nos influenciam de forma positiva, à personalização da decoração que reflete a nossa personalidade e estilo, passando também pela seleção musical para as diferentes obras em casa, através da Terapia da Casa LEROY MERLIN aconselhamos, recomendamos e damos dicas para que, cada um, se sinta mais feliz e realizado na sua casa.

Para pintar a dançar

A criação de harmonia nos diversos espaços é fundamental para atingirmos o conforto, a segurança e o sentimento de pertença que devemos sentir na nossa casa. E, por vezes, bastam pequenas mudanças para que se consiga atingir este estado de espírito. A Terapeuta da Casa Sofia Cotrim propõe-nos algumas pistas e dicas que abrangem vários espaços.

A decoração das paredes e a escolha das cores deverá ser feita de acordo com cada divisão da casa.

Diferentes cores induzem-nos a estados de espírito diferentes. Cores suaves transmitem tranquilidade, paz, harmonia e limpeza e ampliam os espaços. Por outro lado, as cores mais escuras remetem-nos para o dramatismo, mas também para o aconchego. As cores vivas transmitem alegria ou euforia.

Branco - Corresponde à pureza. Se tiver receio de arriscar, opte pelo branco, que é sempre uma opção segura. É versátil e permite mudanças regulares.

Amarelo - Representa poder e riqueza, transmite alegria. Pode ser mais indicada para escritórios ou salas de estudo.

Azul claro - Transmite tranquilidade, harmonia e paz. Pode ser aplicada em quartos de crianças, sala de estar ou casas de banho.

Azul-escuro - Simboliza a sabedoria e prosperidade. É uma boa cor para salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo.

Vermelho/Encarnado - Representa a felicidade, o calor do fogo, a força. Deverá ser aplicada numa parede de menor visibilidade na sala de estar ou em detalhes na cozinha.

As dicas de Sofia Cotrim para criar uma casa onde se sinta bem

O papel de parede é outra solução para mudar completamente o visual de uma divisão. Deve ser colocado em paredes que não tenham muito destaque. No quarto, por exemplo, deverá ser colocado na parede da cabeceira. Na loja encontra papel de parede para todos os gostos e estilos, bem como os acessórios para a sua colocação.

Os quadros devem dar vida às paredes e transmitir inspiração. Frases inspiradoras, imagens de locais onde fomos ou gostaríamos de ir são algumas das opções a ter em conta.

A iluminação é outro elemento que ajuda a harmonizar toda a casa. Candeeiros de mesa, luzes de teto e candeeiros de pé criam ambientes diversos. Experimente a iluminação LED nos balcões da cozinha, uma vez que convida à preparação das refeições e ao convívio com a família e amigos.

A cozinha deve ter espaço de bancada para cozinhar e os utensílios colocados em suportes na parede para uma maior economia de espaço. Organizadores de gavetas para os talheres e soluções de organização da bancada são elementos fundamentais para manter uma cozinha arrumada.

As dicas de Sofia Cotrim para criar uma casa onde se sinta bem

Para completar, escolha objetos decorativos que tragam o bem-estar desejado. As cortinas, tapetes, almofadas, além de decorativos, tornam a casa mais confortável e isolam das temperaturas mais quentes ou frias. Sem quaisquer obras, podemos mudar o ambiente e visual de uma sala só com umas cortinas diferentes e um tapete ou almofadas com cores vivas.

Estas pequenas mudanças trazem-nos harmonia e a sensação de bem-estar de que tanto precisamos nas nossas casas. Deverá adaptá-las ao seu estilo, identidade e energia.

O verão está aí à porta! O que acha de fazer uma terapia à sua casa?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.